Topo

Pelo 3º ano, Tiago Splitter é escolhido entre os melhores jogadores da Euroliga

Do UOL Esporte

Em São Paulo

23/04/2010 18h21

O pivô Tiago Splitter foi selecionado nesta sexta-feira como um dos dez melhores jogadores da Euroliga na temporada. Além de ser o único jogador brasileiro entre os melhores da competição, o atleta da seleção nacional também é o único da lista que não segue na disputa do Final Four da Euroliga. Esta é a terceira vez que o jogador integra a relação dos dez melhores da temporada.

A equipe de Splitter, que também conta com o armador Marcelinho Huertas, foi eliminada nas quartas de final pelos russos do CSKA Moscou, no início do mês. Todas as demais equipes que compõem a semifinal da Euroliga têm representantes entre os melhores do ano.

A nomeação é uma espécie de prêmio para uma temporada conturbada do pivô brasileiro. Splitter sofreu uma grave lesão no tornozelo no início do ano, que acabou se agravando quando o atleta tentou retornar às quadras. Em função desse problema físico, Splitter acabou perdendo boa parte dos jogos do mês de março, mas retornou em boa forma, sendo decisivo para a campanha do Caja Laboral na Euroliga e na Liga ACB, onde o time ocupa a terceira posição.

No início do mês, o pivô brasileiro foi citado pelo chefe dos San Antonio Spurs, RC Buford, que pretende levá-lo à NBA na próxima temporada, onde poderia fazer dupla com Tim Duncan. O brasileiro foi draftado pelo time texano em 2007, mas na época preferiu seguir no basquete espanhol.

Entre as equipes com jogadores na lista de melhores do ano, o Olympiakos Piraeus é a que tem mais representantes, três no total. São eles o armador Milos Teodosic e os alas Josh Childress e Linas Kleiza. Juan Carlos Navarro e Erazem Lorbek são os representantes do Barcelona, da Espanha. Na Rússia, Ramunas Siskauskas e Viktor Khryapa foram os escolhidos no CSKA Moscou. Para encerrar a lista, Bo McCalebb e a revelação Aleks Maric são os dois atletas do clube sérvio Partizan, de Belgrado.