Topo

Por criticar árbitros, jogador dos Mavs recebe multa de 35 mil dólares

Das agências internacionais<br>Em Houston (EUA)

27/04/2010 08h18

As multas pelas críticas públicas dos jogadores aos árbitros da NBA tiveram desta vez como protagonista o pivô Erick Dampier, do Dallas Mavericks. Ele recebeu uma notificação por parte da liga de basquete norte-americano e terá que pagar 35 mil dólares.

O anúncio da multa foi feito pela NBA após uma revisão sobre os comentários que Dampier fez no último sábado sobre a atuação dos juízes no terceiro jogo dos playoffs. Os Mavs disputam vaga contra o San Antonio Spurs e, neste momento, perdem a série eliminatória por 3 a 1.

“Quando nós defendemos, qualquer ação se transforma em algo grande, mas quando estamos atacando, não há mesma percepção”, declarou Dampier aos jornalistas depois da terceira partida da série, em que o Dallas Mavericks perdeu por 94 a 90. “Eles têm que apitar as faltas de maneira igual para os dois lados”.

Dampier foi ainda mais firme quando disse que o seu companheiro, o alemão Dirk Nowitzki, não tem o mesmo tratamento que os seus adversários. O árbitro principal do jogo foi o veterano Danny Crawford. E este juiz também não é o preferido do dono dos Mavericks, Mark Cuban.

O motivo é que em 18 partidos dos Mavs que Crawford comandou na fase final da competição, a franquia do Texas só ganhou duas e perdeu 16. A multa foi dada após avaliação da NBA, que aproveitou para advertir publicamente os treinadores e jogadores. A liga afirmou que novas multas e até suspensões poderão ser definidas em caso de novos ataques aos árbitros.