Topo

Nash decide, e Suns abrem série decisiva contra Spurs com vitória

Steve Nash comandou o Phoenix Suns e não deu chances para o San Antonio Spurs  - Roy Dabner/EFE
Steve Nash comandou o Phoenix Suns e não deu chances para o San Antonio Spurs Imagem: Roy Dabner/EFE

Do UOL Esporte<br>Em São Paulo

04/05/2010 07h28

OS PLAYOFFS DA NBA

1 x 0
2º jogo: terça
1 x 1
3º jogo: sexta
1 x 0
2º jogo: quarta
0 x 0
1º jogo: terça

Nada melhor do que contar com experiência e categoria para iniciar bem a série semifinal da Conferência Oeste da NBA. Foi isso que Steve Nash deu ao Phoenix Suns na madrugada desta terça-feira. O armador foi o principal responsável pela vitória da franquia do Arizona sobre o San Antonio Spurs, por 111 a 102. Com o resultado, os Suns abriram 1 a 0 nos playoffs.

Nash garantiu 17 pontos para os Suns somente no primeiro quarto – terminou a partida com o total de 33. Com o ritmo do canadense, os donos da casa atropelaram os texanos no início. Mas os Spurs tiveram tempo para se encontrar. Mesmo assim, os Suns venceram a primeira parcial com boa vantagem: 31 a 22.

"Tive sorte de conseguir as oportunidades cedo para fazer com que o time fosse agressivo", disse Nash sobre o seu início arrasador. O treinador dos Spurs, Gregg Popovich, lamentou a velocidade do canadense nos primeiros minutos de partida. "Ele teve um grande começo. Ele controlou o jogo e acabou conosco. E nós não conseguimos reagir. Estávamos um passo atrás que ele", admitiu o técnico.

Após o show de Nash, o jogo ficou mais duro e equilibrado. No segundo período, os Suns também saíram de quadra vitoriosos, mas fecharam o primeiro tempo com o placar de 57 a 47. Os Spurs voltaram com um espírito diferente para a etapa final e, liderados por sua dupla de armadores Ginobili e Parker, viraram o duelo ainda antes da metade do terceiro quarto, para 67 a 64.

Os Suns não se importaram com a recuperação dos rivais e seguraram o momento ruim. Empataram o placar em seguida. Sempre com Nash, que participou de 16 dos últimos 18 pontos dos Suns no período, os Suns voltaram a dominar o jogo e foram para o quarto decisivo com a liderança.

No último período, o San Antonio Spurs tentou nova recuperação, mas não encontrou brecha na defesa dos Suns. Os donos da casa continuaram firmes, fecharam o jogo em 111 a 102 e garantiram o primeiro passo para eliminar os adversários dos playoffs da NBA. No fim, Nash saiu como herói. Além dos 33 pontos, garantiu dez assistências. O brasileiro Leandrinho ficou em quadra por quase 14 minutos e fez cinco pontos.

Pelos Spurs, Manu Ginobili, Tony Parker e Tim Duncan (27, 26 e 20 pontos, respectivamente) foram os destaques. As duas equipes voltam a se encontrar na próxima quarta-feira, em jogo marcado para as 22h (de Brasília). O Phoenix Suns irá contar com o apoio de sua torcida mais uma vez.