Topo

Barça confirma boa fase, atropela Olympiacos e conquista título da Euroliga

Barcelona conquista o bicampeonato da Euroliga após campanha praticamente irretocável  - EFE/Ian Langsdon
Barcelona conquista o bicampeonato da Euroliga após campanha praticamente irretocável Imagem: EFE/Ian Langsdon

Do UOL Esporte

Em São Paulo

09/05/2010 17h56

O Barcelona fez valer o bom momento na temporada e conquistou o bicampeonato da Euroliga de Basquete. A equipe não teve dificuldades para vencer o Olympiacos por 86 a 68, em Paris, e pôde comemorar a conquista antes mesmo de zerar o cronômetro em Paris.

O título coroa uma campanha praticamente irretocável no torneio após perder apenas duas partidas. Nas semifinais, a equipe passou pelo tradicional CSKA Moscou, detentor de seis títulos. O clube, que se sagrou campeão da Euroliga na temporada 2002/2003, ainda lidera o Campeonato Espanhol.

Já o Olympiacos não resistiu à força do Barça, apesar de ter sido campeão em 1996/97 e quarto colocado na última temporada. Fez ainda uma boa campanha na fase classificatória, mas teve mais dificuldades para chegar à decisão ao superar o Partizan, considerado a maior surpresa do torneio, apenas na prorrogação.

Apesar de ser uma final, a partida não reservou muita emoção aos espectadores em Paris com amplo domínio do time espanhol. Já no primeiro quarto, o Barcelona conseguiu abrir uma vantagem de nove pontos, fechando em 28-19.

Os gregos tentaram acordar e até equilibraram o jogo nas parciais seguintes, mas pararam na boa defesa adversária que mais uma vez manteve uma média de 65 pontos tomados. Na segunda e na terceira parciais, a equipe catalã impôs nova vantagem, mesmo que menos larga (19-17 e 17-14).

Contando com uma grande atuação de Ricky Rubio e dos seus maiores pontuadores Juan Carlos Navarro e Pete Mickeal, o Barcelona teve um aproveitamento bem superior nas bolas de três pontos e nos lances livres, o que facilitou.

No último quarto o Olympiacos já estava entregue e o time em vantagem precisou apenas administrar o resultado. A equipe claramente tirou o pé e colocou boa parte dos reservas em quadra.