Topo

Celtics vencem o sexto jogo, eliminam os Cavs e estão na final do Leste

LeBron caminha durante a derrota do Cleveland Cavaliers para o Boston Celtics - Adam Hunger/Reuters
LeBron caminha durante a derrota do Cleveland Cavaliers para o Boston Celtics Imagem: Adam Hunger/Reuters

Do UOL Esporte

Em São Paulo

13/05/2010 23h54

OS PLAYOFFS DA NBA

4 x 0
Série definida
2 x 4
Série definida
4 x 0
Série definida
4 x 0
Série definida

A final da Conferência Leste da NBA já está definida. O Boston Celtics venceu na noite desta quinta-feira o Cleveland Cavaliers em casa por 94 a 85 e avançou à decisão do torneio, em que enfrentará o Orlando Magic. Equipe de melhor campanha da fase regular, os badalados Cavs estão eliminados, derrotados por 4 a 2 nos playoffs.

A equipe da casa contou com grande atuação de Kevin Garnett e Rajon Rondo, enquanto LeBron James esteve novamente abaixo de seus desempenhos habituais, especialmente no primeiro tempo. O MVP da temporada, porém, não teve uma atuação tão ruim como a performance no quinto jogo dos playoffs contra o Boston.

Esta pode ter sido a última partida de LeBron com a camisa dos Cavs. O ala-armador está livre para negociar com outras equipes para a próxima temporada, e o Chicago Bulls e o New York Knicks aparecem como possíveis destinos do astro.

O MVP liderou os números da partida com um triplo-duplo (27 pontos, 10 assistências e 19 rebotes) e foi o cestinha do jogo, mas não demonstrou grande empenho na derrota do Cleveland.

Pelo lado do Boston, Garnett foi o principal pontuador, com 22 tentos, além de obter 12 rebotes. Rondo também conseguiu um duplo-duplo, ao fazer 21 pontos e 12 assistências.

Os Celtics começaram melhor a partida, liderados por Rajon Rondo. O armador acertava passes certeiros a seus companheiros, enquanto o Cleveland via LeBron apagado. O MVP e os Cavs melhoraram e conseguiram equilibrar a partida, porém seguiram atrás no marcador. O time da casa chegou a abrir sete pontos de diferença e terminou o primeiro quarto vencendo por 25 a 22.

Os Celtics tiveram um novo começo positivo de parcial, abrindo dez pontos de vantagem, mas os Cavs se recuperaram e diminuíram a distância ao obter oito tentos consecutivos.

O jogo seguiu equilibrado, e Mo Williams liderou o time visitante a conseguir a virada no placar. Mas o Boston recuperou-se nos minutos finais e foi ao intervalo vencendo o jogo por 51 a 49.

Os Cavs voltaram animados dos vestiários e abriam seis pontos de diferença no terceiro quarto, mas viram os Celtics igualarem a marca. A partida ficou truncada, até que Paul Pierce conseguiu cinco pontos seguidos e deu uma vantagem de nove pontos ao time da casa. O Boston administrou a diferença e foram à última parcial vencendo por 76 a 67.

No quarto final, LeBron passou a apostar nos arremessos de três pontos, e diminuiu a vantagem do Boston para quatro pontos. Os Celtics, porém, reassumiram a diferença de nove tentos após boas jogadas de Rondo e Pierce.

A equipe da casa aproveitou o nervosismo dos visitantes e, com grande participação de Rasheed Wallace, abriu sua vantagem para 14 pontos. Vendo que sua equipe estava perto da eliminação, LeBron melhorou na partida, mas era tarde para liderar uma reação. Ao fim, o Boston derrotou o Cleveland por 94 a 85.