Topo

LeBron James sucumbe à defesa dos Celtics e erros minam Cavs em jogo decisivo

Do UOL Esporte

Em São Paulo

14/05/2010 13h30

Justamente quando o Cleveland Cavaliers mais precisava de uma atuação perfeita, a equipe de LeBron James sucumbiu à defesa dos Celtics e cometeu o seu maior número de erros nos playoffs deste ano. Parte da derrota por 94 a 85 na última quinta-feira, em Boston, se deve aos 24 equívocos do time, sendo nove de seu principal jogador.

O placar encerrou a série melhor de sete contra o Boston Celtics em 4 a 2 e, pelo segundo ano seguido, os Cavaliers foram eliminados nos playoffs depois de fazerem a melhor campanha da temporada regular. Encerrada a temporada, os Cavs esperam a decisão de LeBron, que se tornará um agente livre e pode deixar a equipe no próximo ano.

Na última quinta-feira, a dificuldade em superar a eficiente defesa da equipe do técnico Doc Rivers foi determinante no resultado da série. O fato pode ser comprovado pelos 58 erros cometidos pelo time nas últimas três derrotas diante dos Celtics, uma média de 19,3 por partida. Para se ter uma ideia, na série contra o Chicago Bulls essa média foi de apenas 13 erros.

Na última partida, a dificuldade de valorizar a bola no ataque foi especialmente dolorosa para LeBron e sua equipe. Ao todo foram 24 erros, que permitiram 27 pontos diretos dos Celtics, em uma partida cuja diferença final no placar foi de apenas nove pontos. LeBron James, principal jogador da equipe, teve seu triplo-duplo (27 pontos, 19 rebotes e dez assistências) ofuscado por nove erros, sua pior marca nos playoffs deste ano.

“Marcar LeBron James por seis jogos é simplesmente brutal. Ele é um monstro. Estou orgulhoso de meus jogadores porque eles aceitaram, como um grupo, que um cara poderia vencer e que teríamos que defendê-lo como um time”, afirmou o técnico Doc Rivers após o jogo, valorizando o trabalho coletivo de seus atletas.

Dono de uma das melhores defesas da NBA, o Boston Celtics também foi competente ao manter a equipe de Ohio com uma média de apenas 38,4% nos arremessos de quadra, além de contarem com uma excelente atuação do ala-pivô Kevin Garnett (22 pontos e 12 rebotes) e do armador Rajon Rondo (21 pontos e 12 assistências).

O Boston Celtics enfrenta agora a equipe do Orlando Magic, que eliminou o Atlanta Hawks por 4 a 0. O primeiro jogo da série melhor de sete acontece no próximo domingo, às 16h30.