Topo

Tiago Splitter é eleito MVP do melhor campeonato nacional fora da NBA

Pivô brasileiro Tiago Splitter, do Caja Laboral, supera espanhóis e recebe premiação na Liga ACB - AFP
Pivô brasileiro Tiago Splitter, do Caja Laboral, supera espanhóis e recebe premiação na Liga ACB Imagem: AFP

Do UOL Esporte

Em São Paulo

17/05/2010 11h08

O pivô brasileiro Tiago Splitter, do Caja Laboral, foi escolhido como MVP (Jogador Mais Valioso) da temporada regular do Campeonato Espanhol, competição nacional superada apenas pela NBA em importância, em uma votação feita por torcedores, imprensa, jogadores e treinadores durante a apresentação dos playoffs realizada em um teatro em Madri.

Tiago Splitter soube de sua vitória por telefone. O apresentador chamou os cinco jogadores eleitos para o quinteto ideal para o palco. Com os cinco alinhados, mas sem nenhum deles saber quem era o MVP, o telefone do apresentador tocou. Ele atendeu e passou o telefone para Splitter, que ouviu, da pessoa que estava do outro lado da linha, que ele tinha sido escolhido o melhor da competição.

O jogador brasileiro foi o sexto maior pontuador da temporada regular, com média de 15,7 pontos por partido, além de aparecer como oitavo jogador nos rebotes, com média de 6,7, liderando a sua equipe na liga espanhola.

"Após uma longa temporada, esse prêmio me deixa muito feliz. Temos um longo caminho adiante, mas desejamos o título e vamos trabnalhar duro", afirmou Splitter após a premiação.

Em sua sexta temporada no basquete espanhol, esta foi a primeira vez que o brasileiro Tiago Splitter foi escolhido como o melhor jogador da temporada regular, após ter conquistado um título da liga, duas Copa do Rei e quatro Supercopas da Espanha.

A equipe ideal anunciada na liga foi formada por Ricky Rubio, Juan Carlos Navarro, Carlos Suárez, Erazem Lorbek, além de Tiago Splitter. Richard Hendrix recebeu o prêmio de revelação da temporada e Xavi Pascual, do Barcelona, foi eleito como melhor treinador da temporada.

Único jogador de um time fora do Final Four da Euroliga a ser apontado para a seleção da competição, o pivô brasileiro de 25 anos poderá fazer sua estreia na NBA já na próxima temporada com a camisa do San Antonio Spurs.

Eliminados pelo Phoenix Suns por 4 a 0 na semifinal da Conferência Oeste, os Spurs podem buscar uma renovação em sua equipe para a próxima temporada. Principal contratação da temporada, Richard Jefferson não funcionou como o esperado e a imprensa norte-americana acredita faltar um pivô de qualidade para jogar ao lado do veterano Tim Duncan.

A contratação de Splitter é uma prioridade após ele ter sido escolhido no draft de 2007 pelos Spurs e passar três anos aguardando enquanto atuava pelo basquete espanhol.

“Não é nenhum segredo que gostaríamos de levar Splitter”, afirma R.C. Buford, gerente dos Spurs.