Topo

Bryant prova que, apesar da idade, ainda é decisivo para os Lakers nos playoffs

Kobe Bryant sobe para a enterrada em vitória sobre o Phoenix Suns, em Los Angeles. Aos gritos de "MVP" da torcida local, o astro anotou 40 pontos, sua sexta partida seguida anotando mais de 30 - REUTERS/Mark J. Terrill
Kobe Bryant sobe para a enterrada em vitória sobre o Phoenix Suns, em Los Angeles. Aos gritos de "MVP" da torcida local, o astro anotou 40 pontos, sua sexta partida seguida anotando mais de 30 Imagem: REUTERS/Mark J. Terrill

Do UOL Esporte

Em São Paulo

18/05/2010 13h54

Ele não treinou ao longo de toda a semana e na véspera do jogo os médicos dos Lakers haviam retirado um liquido de seu joelho. “Acho que fiquei um pouco mais leve”, brincou Kobe Bryant após a vitória por 128 a 107 sobre os Suns, quando marcou 40 pontos e provou, mais uma vez, que apesar da idade e dos problemas físicos, ele ainda é o principal jogador da Liga em playoffs.

Os 40 pontos na abertura da série melhor de sete contra o Phoenix Suns, pelas finais da Conferência Oeste, marcaram a sexta partida consecutiva de Bryant anotando 30 pontos ou mais em playoffs, algo inédito em seus 13 anos na NBA. O ala de 31 anos ainda agarrou cinco rebotes, deu cinco assistências e roubou uma bola.

Antes da partida, duas notícias deram a impressão que os Suns enfrentariam um Bryant abatido pelos problemas físicos. Além de não treinar na semana, no início do dia o jogador teve uma quantidade de líquido retirado de seu joelho. "Ele parecia bastante saudável para mim", afirmou o ala Jared Dudley, que dividiu com Grant Hill a responsabilidade de marcar o astro.

Porém, foi no terceiro período que Bryant deu mais trabalho à dupla de defensores dos Suns, anotando 21 dos 31 pontos dos Lakers no quarto. “Você sabe que em algum momento ele irá tentar tomar conta do jogo. Isso é o que ele faz. Ele é um grande jogador. Ele tem o foco em um ponto e este é tentar conquistar um campeonato”, admitiu o técnico dos Suns Alvin Gendry, que sofreu a maior derrota deste ano nos playoffs.

Depois da performance no terceiro quarto, a cada vez que se encaminhava para linha de lance-livre, Kobe Bryant era ovacionado pela torcida de Los Angeles aos gritos de MVP! MVP! MVP!. “Ele continua a fazer coisas que o colocam em uma categoria particular. Nós gostamos de comparar um jogador com outro, mas algumas vezes ele faz coisas que ninguém mais faria”, comentou o armador e colega de equipe Derek Fisher, em referência ao MVP “oficial” da Liga, LeBron James.

Os 40 pontos de Bryant na partida ofuscaram outra excelente atuação da equipe dos Lakers. O reserva Lamar Odon saiu do banco para anotar 19 pontos, quinze deles no primeiro tempo, e agarrar 19 rebotes. Pelo lado dos Suns, Amare Stoudemire fez 23 pontos e Steve Nash anotou outros 13, além de 13 assistências.