Topo

Fiba pretende colocar três-contra-três nos Jogos Olímpicos em 2020

Do UOL Esporte

Em São Paulo

20/05/2010 16h37

O secretário geral da Fiba (Federação Internacional de Basquete), Patrick Baumann, afirmou nesta quarta-feira que a entidade tem a intenção de incluir o três-contra-três no programa dos Jogos Olímpicos em 2020 ou 2024. A modalidade fará sua estreia na primeira edição dos Jogos Olímpicos da Juventude, em Singapura.

Atualmente, o esporte é jogado em três períodos e no espaço que compreende metade de uma quadra, com apenas uma cesta e quatro jogadores, sendo um reserva.

“Três-contra-três vai evoluir. Os Jogos Olímpicos da Juventude é um primeiro passo. Depois nós devemos fazer um Mundial e alguns Masters Series dentro de dois anos para criar uma geração de jogadores profissionais”, afirmou Baumann, destacando a facilidade para jogar um esporte que precisa de pouco espaço e apenas seis atletas.

“É um jogo livre. Você joga quando quer, você joga com quem quiser... e já está estabelecido. No entanto ainda não existe uma comunidade mundial de jogadores de três-contra-três”, disse o mandatário da Fiba. “É aí que nós temos uma fantástica oportunidade de simplesmente criar um tsunami de jogadores de basquete”.