Topo

Campeão com virada no fim, Phil Jackson elogia perseverança dos Lakers

Do UOL Esporte

Em Belo Horizonte

18/06/2010 09h19

O título do Los Angeles Lakers diante do Boston Celtics nesta temporada deu a Phil Jackson o seu 11º anel de campeão da NBA. Para o treinador, a perseverança de seus comandados foi determinante para reverter uma desvantagem de 13 pontos no sétimo e decisivo jogo.

“Está feito. Não foi bem feito, mas está feito. Nós alcançamos com perseverança”, afirmou Phil Jackson, que antes dos Lakers havia conquistado seis títulos com o Chicago Bulls. Agora com o quinto anel pela equipe de Los Angeles, o treinador disse que as chances de permanecer para a próxima temporada estão maiores.

O treinador dos Lakers atribuiu à defesa de sua equipe boa parte dos méritos para chegar à vitória por 83 a 79. “Eu acho que nossa defesa foi excelente. Fomos capazes de fazer o tipo de defesa que precisávamos para vencer e encontrar uma maneira de gerar pontos. E, de fato, essa era a chave: gerar pontos”, avaliou.

Sobre a atuação de Kobe Bryant, o treinador admitiu que o ala-armador estava "muito animado" no primeiro tempo. "Forçou em excesso", reconheceu. No entanto, após um descanso, ele marcou dez de seus 23 pontos no último quarto. "Ele retornou e nos ajudou a conseguir a vitória”, ressaltou Jackson.

Já o comandante do Boston Celtics, Doc Rivers destacou o equilíbrio da partida decisiva. “Os dois times jogaram de forma inacreditável. Ambos jogaram duro. Com 83 a 79, pôde ser um grande jogo porque havia uma enorme defesa. Foi muito difícil conseguir pontuar”, analisou.

Rivers lamentou a ausência do pivô Kendrick Perkins. Sem ele, os Celtics não conseguiram acompanhar o ritmo dos Lakers em rebotes ofensivos, e tiveram desvantagem no quesito por 23 a 8. “Nossa baixa estatura foi um diferencial na partida”, avaliou o treinador.

Entretanto, Doc Rivers afirmou que ficou orgulhoso com o desempenho de sua equipe, que deve sofrer mudanças para a próxima temporada. “Eu disse aos meus jogadores que não poderia estar mais orgulhoso do grupo. Não será a mesma equipa no próximo ano. Alguns não vão estar aqui, por isso foi difícil para mim. Mas eu estou muito orgulhoso", disse.