Topo

Pau Gasol: decisão de não ir ao Mundial é 'dolorosa', mas inteligente

Gasol: "Meu corpo dizia que tinha que descansar" - Lucy Nicholson/Reuters
Gasol: "Meu corpo dizia que tinha que descansar" Imagem: Lucy Nicholson/Reuters

Do UOL Esporte

Em São Paulo

05/07/2010 21h28

O ala-pivô Pau Gasol assegurou nesta segunda-feira que sua decisão de não participar do próximo Mundial de basquete com a seleção espanhola foi complicada, mas inteligente. O atleta, campeão da NBA com os Lakers nesta temporada, espera que esta “dolorosa” decisão o ajude no futuro a manter o mesmo nível de jogo apresentado nos últimos anos.

“Meu corpo me dizia que tinha que descansar”, afirmou Gasol, em entrevista coletiva realizada na cidade de Alicante. Questionado sobre o favoritismo dos Estados Unidos, o atleta dos Lakers afirmou que a seleção americana sempre é o time a ser batido. Porém, ressaltou que a seleção de seu país tem um grupo “sem complexos”, com “ambição”, e que “não deve nada aos EUA”.

Para o jogador, campeão mundial em 2006, no Japão, a equipe da Espanha “fez história em todos os níveis”. Neste sentido, Pau Gasol espera que, no Mundial da Turquia (com início no dia 28 de agosto e fim em 12 de setembro), sua seleção dê aos espanhóis “uma alegria a mais”.

Em relação à próxima temporada, o ala-pivô espanhol mostrou-se animado com a possibilidade de conquistar o tricampeonato. Além disso, qualificou de “muito boa” a contratação do jogador Steve Blake, ex-Los Angeles Clippers, para os próximos quatro anos dos Lakers.

Questionado sobre a decisão de alguns jogadores espanhóis da NBA em voltar à ACB (liga espanhola de basquete), Gasol afirmou que é “normal” e acrescentou que é “admirável” os jogadores que decidem optar pela NBA, tendo em vista a enorme dificuldade de entrosamento com a equipe e com o sistema de jogo.