Visando expansão nacional, CBB cria campeonato de acesso ao NBB
A Confederação Brasileira de Basquete (CBB) anunciou nesta terça-feira, em seu site, a criação de um torneio de âmbito nacional que dará acesso ao Novo Basquete Brasil (NBB). A expectativa da entidade é que a competição ajude a desenvolver o basquete em regiões do país que não têm muita representatividade na modalidade.
A idéia da CBB é organizar uma etapa da competição em cada região do país, chamada Copa Brasil Regional. A partir destes torneios, serão selecionadas oito equipes que disputarão a Super Copa Brasil. Dessa forma, a região Sudeste contará com três vagas, a região Sul terá duas vagas e as regiões Norte, Centro-Oeste e Nordeste ficarão com uma vaga cada.
“As Copas e a Super Copa darão a todos os clubes interessados a possibilidade de disputar uma competição de nível nacional. Isso é uma forma de desenvolver o basquete nas cinco regiões brasileiras e dar mais visibilidade à modalidade em todo o país”, afirmou o presidente da CBB, Carlos Nunes. As competições regionais serão organizadas pelas federações participantes e estarão abertas à qualquer equipe interessada, desde que não dispute o NBB e não tenha mais de dois estrangeiros no elenco.
Os dois primeiros colocados ganharão uma vaga para o NBB do ano seguinte. Antes, porém, as equipes precisarão passar por uma avaliação da LNB para saber se terão condições de receber e disputar a competição. O vencedor da Super Copa Brasil também terá vaga para um torneio sul-americano.
A decisão foi feita durante reunião do Conselho Consultivo da CBB, realizado na última segunda-feira, que também anunciou a realização dos campeonatos brasileiros sub-19 masculino e feminino e a criação de uma comissão para avaliar os campeonatos nacionais das categorias de base.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.