Topo

Yao Ming pode se aposentar em 2011 caso lesão no pé não melhore

Yao Ming já admite que pode deixar o basquete se não estiver recuperado da lesão no pé - AFP
Yao Ming já admite que pode deixar o basquete se não estiver recuperado da lesão no pé Imagem: AFP

Das agências internacionais

Em Pequim (China)

27/07/2010 13h55

O gigante chinês Yao Ming pode encerrar sua carreira já no próximo ano caso sua lesão no pé esquerdo não melhore, segundo informações da imprensa chinesa. O jogador, que pertence ao Houston Rockets e perdeu a última temporada da NBA após ser submetido a uma cirurgia, também deve ficar de fora dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.

“Se a lesão no pé não for curada na próxima temporada, eu poderei sair do basquete”, disse o jogador segundo a agências de notícias estatal Xinhua.

A lesão, ocorrida durante uma partida em maio de 2009, foi a última de uma série de problemas que prejudicaram a carreira do chinês, primeira escolha do Houston Rockets em 2002.

"A chance [de jogar em Londres] é muito pequena. A lesão no pé não me permite jogar mais tantos jogos", completou. "Como atleta, eu não sou mais o futuro do basquete da China", acrescentou.

Ming também criticou a polícia para o esporte de base de seu país. De acordo com o jogador, o estímulo ao surgimento de novos atletas acabou após os Jogos Olímpicos de 2008, em Pequim.

“Estamos pagando pelo que não fizemos a partir de 2008. Não focamos no desenvolvimento de novas equipes em função da seleção principal e dos Jogos Olímpicos. É como se estivéssemos matando a galinha dos ovos de ouro”, criticou.