Topo

Brasil humilha Venezuela no sul-americano de basquete e termina em primeiro

Do UOL Esporte

Em São Paulo*

12/08/2010 20h38

Existe time bobo no basquete feminino? Uma impressionante diferença de 70 pontos marcou o placar da espetacular vitória do Brasil sobre a Venezuela por 107 a 37, nesta quinta-feira, pelo sul-americano de basquete disputado em Santiago, no Chile. Com o resultado, o Brasil terminou na primeira colocação do grupo B e enfrentará o segundo colocado do grupo A na sexta-feira.

Lideradas por Nádia Calhado, que marcou 16 pontos e foi a cestinha da partida, as brasileiras não tomaram conhecimento do adversário e se um desavisado perguntasse ao ver o placar, poderia duvidar que ali estavam duas seleções nacionais, tamanha a disparidade das equipes. 

"Estamos fazendo bons jogos. O time vem numa crescente desde a Eslováquia. Estou me soltando a cada dia e, com isso, vou ajudando o grupo cada vez mais. Disputar o Sul-Americano está sendo muito bom para mim. Aprendo bastante com o técnico e minhas companheiras, e vou evoluindo. Além disso, é uma oportunidade de mostrar meu jogo e buscar meu espaço na equipe", disse a pivô Nádia.

O primeiro quarto foi o que podemos chamar de mais equilibrado, quando o Brasil venceu por "apenas" 20 a 11. Mas nos três seguintes, o massacre foi impiedoso. No segundo quarto, 30 a 7. No terceiro, 28 a 12 e o placar fechou com os 29 a 7 no quarto final. 

Além de Nádia, também jogaram muito bem a ala/armadora Palmira Marçal, que marcou 15 pontos e Silvia Gustavo, que pegou oito rebotes.  

"Independente do adversário que vamos enfrentar na semifinal, temos que entrar forte e fazer o nosso jogo. A vitória nos deixa mais perto do título e nos garante no Pré-Olímpico e no Pan-Americano do ano que vem. Apesar da grande diferença no placar, os jogos estão sendo bons para a equipe. Estamos bastante focadas na competição, mas não podemos deixar de pensar no Mundial, que é o nosso grande objetivo na temporada", comentou Palmira.

Na partida que abriu a rodada, a Colômbia venceu o Uruguai por 79 a 61 e ficou com o segundo lugar na chave. No último jogo do dia, a Argentina vai enfrentar o Chile buscando ficar em primeiro no grupo A e assim fugir do Brasil na próxima fase. 

*Atualizada às 21h23