Topo

Apesar de pesadas, penas da Fiba liberam ''brigões'' para enfrentar pedreiras do grupo

Do UOL Esporte

Em São Paulo

26/08/2010 17h59

A punição pela pancadaria entre Sérvia e Grécia em amistoso preparatório realizado no último dia 20 de agosto pode ter parecido dura (os envolvidos pegaram entre dois e três dias de suspensão), porém o gancho irá liberar sérvios e gregos para as partidas mais difíceis de seus respectivos grupos. As federações e o pivô Krstic também levaram multas.

O pivô Nenad Krstic terminou como grande vilão da briga depois de ter atirado uma cadeira no pivô grego Yannis Bouroussis. O capitão sérvio recebeu um gancho pesado de três partidas, mas, no papel, a punição não será tão grave para a sua seleção. O jogador perderá partidas contra as fracas seleções de Angola e Jordânia. Fora isso, também não poderá enfrentar a Alemanha, um adversário de mais qualidade no grupo.

Contra Austrália e Argentina, dois de seus adversários mais fortes no grupo A, os suspensos estarão de volta a equipe contará com o elenco completo. Além disso, a federação do país terá que pagar 20 mil francos suíços. Já Krstic também foi punido com uma multa de 45 mil francos suiços.

Pelo lado grego, as suspensões também permitirão aos atletas participar do jogo mais importante do grupo. Os grandalhões Antonis Fotsis e Sofoklis Schortsanitis, que se envolveram diretamente na pancadaria, perderão confrontos contra China e Porto Rico, mas estarão de volta na principal partida do grupo C, contra a Turquia, no dia 31 de agosto.

O Mundial de basquete começa no próximo sábado, dia 28 de agosto, na Turquia. O Brasil faz sua estreia contra o Irã, às 15h30 (horário de Brasília). A seleção de Rubén Magnano está no grupo B com Croácia, Eslovênia, Tunísia e Estados Unidos.