Topo

Na prorrogação, Pinheiros supera Joinville e vence jogo número 500 do NBB

NBB celebrou jogo número 500 durante partida entre Pinheiros e Joinville - Divulgação/NBB
NBB celebrou jogo número 500 durante partida entre Pinheiros e Joinville Imagem: Divulgação/NBB

Do UOL Esporte

Em São Paulo

05/12/2010 17h17

O Pinheiros venceu o Joinville por 94 a 93 no confronto que marcou o 500º jogo da história do NBB, neste domingo. O triunfo, entretanto, não foi fácil e a equipe do técnico João Marcelo Leite precisou de uma prorrogação para vencer os anfitriões que jogavam diante de um ginásio lotado.

LARRY ANOTA 2º TRIPLO-DUPLO DO NBB

  • Divulgação

    O armador Larry Taylor anotou o segundo triplo-duplo da história do NBB neste domingo, contra o Flamengo. O norte-americano anotou 23 pontos,12 rebotes e dez assistências na derrota por 81 a 80, em casa. Antes dele, Fernando Pena, do Franca, também havia conseguido o feito na temporada passada, quando atuava pelo Paulistano. LEIA MAIS

Marquinhos, Bruno Fiorotto e Olivinha combinaram para anotar 73 pontos e pegar 34 rebotes como destaques dos visitantes. "Sabíamos que seria um jogo bem difícil. E assim foi. O que prevaleceu, hoje, foi o conjunto do nosso time. Jogamos juntos até o final. Mérito da equipe", comentou Olivinha.

Paulinho Boracini com 29 pontos, oito assistências e quatro rebotes foi o melhor pelo lado do Joinville. Além dele, Thiagão Valentin fez 20 pontos e pegou 15 rebotes na partida.

O confronto entre paulistas e catarinenses marcou o jogo número 500 do NBB, que neste ano chega à sua terceira edição. A Liga Nacional de Basquete organizou algumas iniciativas especiais para celebrar a partida, como uma camiseta com o número 500 escrito nas costas, que foi usada pelos árbitros durante a partida.

O mandante Joinville também aproveitou a data para realizar ações sociais. O torcedor que compareceu ao ginásio Ivan Rodriguez com um brinquedo velho em bom estado pagou metade da entrada.

O equilíbrio marcou a partida histórica da liga nacional. Pinheiros e Joinville se revezaram na liderança do marcador durante todo o primeiro tempo de partida. No terceiro quarto, o time paulista conseguiu abrir uma vantagem pequena, terminando o período com 69 a 62.

Os anfitriões se recuperaram no último período e, empurrados pela torcida que lotou o ginásio Ivan Rodrigues, igualaram o placar nos minutos finais.

Faltando um minuto para o fim do jogo, o ala-pivô Bruno Fiorotto acertou uma enterrada para igualar o placar em 82 pontos. Os ataques seguintes foram interrompidos com falta, primeiro em Marquinhos, do Pinheiros, e depois em Manteiguinha, do Joinville. Os dois jogadores acertaram seus respectivos lances livres e a 11 segundos do fim o ala do Pinheiros ainda teve a chance de vencer o jogo na última oportunidade. Porém, o arremesso bateu no aro, levando a partida para a prorrogação em 84 a 84. No tempo extra, o clube paulista anotou 10 a 9 e garantiu a vitória fora de casa.