Topo

NBA anuncia compra dos Hornets e assume uma franquia pela 1ª vez na história

Do UOL Esporte

Em São Paulo

06/12/2010 23h34

Pela primeira vez na história, uma franquia passará para o controle da própria NBA. Vivendo problemas financeiros e a falta de interesse de seu atual dono, o New Orleans Hornets será comprado e administrado pela liga. A decisão foi anunciada nesta segunda-feira pelo comissário David Stern e ainda precisa da aprovação do conselho de proprietários.

“George Shinn foi um excepcional proprietário para os Hornets e Gary Chouest deu um suporte extraordinário como dono minoritário”, disse Stern. “Sob a luz de incertezas econômicas de Nova Orleans e da Louisiana, Gary decidiu não avançar na compra da participação majoritária dos Hornets. Na ausência de um comprador viável, recomendei ao conselho de proprietários da NBA que a melhor maneira de garantir a estabilidade financeira da franquia seria uma intervenção da liga”.

Atual dono da franquia, George Shinn não conseguiu encontrar um comprador para os Hornets. Aos 69 anos, o proprietário busca se afastar das atividades da NBA desde que se curou de um câncer na próstata, no ano passado. Ele controla a equipe desde 2002, quando a transferiu de Charlotte para Nova Orleans.

Meses atrás, Shinn chegou a conversar com o proprietário minoritário Gary Chouest, mas as negociações não resultaram em um acordo. Sem interessados, a franquia permanecerá sob o controle da NBA até que o surgimento de um comprador interessado.

Um dos motivos para a falta de interesse de Shinn e de algum comprador é a queda no interesse da população de Nova Orleans pela franquia. A expectativa de média de público no ginásio dos Hornets antes do início da temporada era superior a 14 mil pessoas, mas o número atual é de 13.865 torcedores. Em quadra, o time tem se destacado como uma das surpresas do ano, com uma campanha de 13 vitórias e sete derrotas na Conferência Oeste.