Topo

Diante de mais um ano no vermelho, Stern questiona salários dos atletas da NBA

David Stern, comissário da NBA, afirmou que a liga deve terminar mais um ano no vermelhor e que é necessário reduzir os salários dos atletas para que as franquias possam se tornar rentáveis - AFP PHOTO/Frederic J. BROWN
David Stern, comissário da NBA, afirmou que a liga deve terminar mais um ano no vermelhor e que é necessário reduzir os salários dos atletas para que as franquias possam se tornar rentáveis Imagem: AFP PHOTO/Frederic J. BROWN

Do UOL Esporte

Em São Paulo

16/12/2010 13h50

O chefe da NBA, David Stern, espera que os jogadores compreendam a crise que afeta a liga norte-americana e aceitem redução em seus salários. De acordo com o comissário, a NBA já perdeu US$ 370 milhões no último ano e deve terminar 2010 novamente no vermelho.

“O sistema produziu um acúmulo extraordinário para nossos jogadores onde a média salarial ultrapassa US$ 5 milhões”, afirmou o mandatário da NBA. “É preciso fazer uma redefinição em nosso sistema”.

A preocupação de Stern recai sobre as franquias, especialmente aquelas que não têm conseguido encerrar o ano com lucros. “Nós acreditamos que existe margem neste sistema para que os proprietários possam se colocar em uma posição onde um time tenha a oportunidade de competir e ser rentável”, afirmou o dirigente de 68 anos.

Meses atrás, David Stern sugeriu o corte nos salários do jogadores para evitar que as franquias tenham problemas financeiros. De acordo com a NBA, 57% das receitas da liga vão para o pagamento dos jogadores. O custo para gerar este dinheiro aumentou drasticamente. “O custo para produzir a torta aumentou também, Mas os jogadores não dividem esse custo. Eles apenas dividem o que o lucro que este custo gera. Tudo tem aumentado”, concluiu.