Topo

Pinheiros atropela Franca, fecha série por 3 a 0 e vai à final do Paulista

Do UOL Esporte

Em São Paulo

17/12/2010 22h48

O Pinheiros é o primeiro finalista do Campeonato Paulista masculino. Mesmo jogando fora de casa, o time da Capital venceu com facilidade o Franca por 103 a 79, nesta sexta-feira, no ginásio Pedrocão, em Franca, fechou a série melhor de cinco das semifinais por 3 a 0 e avançou à decisão pela primeira vez na história.

Os grandes nomes da vitória do Pinheiros foram o ala Marquinhos e o ala-armador Shamell, cestinhas do confronto com 25 pontos cada. O ala-pivô Olivinha anotou 18. O melhor do Franca foi Fernando Penna, com 19 pontos.

"Foi muito bom. Hoje a gente conseguiu jogar concentrados os 40 minutos de partida. Sabíamos que o jogo seria difícil. Sempre é muito complicado atuar em Franca. Mas conseguimos impor a nossa estratégia e marcamos o adversário muito bem", comentou Shamell. "Também aparecemos muito bem no ataque. Eu, Marquinhos, Olivinha, Figueroa, todo mundo foi bem. Temos uma equipe completa".

Precisando da vitória para permanecer vivo na série, o Franca iniciou melhor a partida. Com um bom volume ofensivo, os donos da casa encerraram o primeiro quarto vencendo por cinco pontos. O Pinheiros, porém, acertou sua marcação no segundo período. Embalado por Marquinhos, o time visitante sofreu apenas 14 pontos e foi para o intervalo vencendo por três pontos.

O panorama do jogo seguiu inalterado no segundo tempo. O Pinheiros manteve sua defesa eficiente e soube alternar suas jogadas ofensivas no terceiro quarto. Contando com um bom desempenho de Shamell e Marquinhos nos arremessos, a equipe da Capital ampliou sua vantagem para 13 pontos no período.

As broncas do técnico Hélio Rubens Garcia surtiram pouco efeito no Franca, que seguiu com dificuldade para furar a defesa adversária. O Pinheiros passou a investir nas jogadas de garrafão com Olivinha e confirmou com tranquilidade a sua classificação para a final.

Agora o Pinheiros aguarda a definição de seu adversário na decisão. Araraquara e Limeira disputam a outra semifinal, em série empatada por 1 a 1. O terceiro jogo do confronto ocorre na próxima segunda-feira, em Limeira.