Topo

Rockets confirmam cirurgia e Yao Ming perderá outra temporada da NBA

Das agências internacionais

Em Houston (Estados Unidos)

17/12/2010 22h12

O Houston Rockets anunciou nesta sexta-feira que o pivô Yao Ming ficará afastado de mais uma temporada da NBA. O astro chinês terá que passar por uma cirurgia para corrigir uma fratura por stress no tornozelo esquerdo e não disputará o restante da edição 2010-11 da liga norte-americana.

De acordo com o preparador físico dos Rockets, Walter Lowe, a cirurgia é o tratamento mais indicado para corrigir este tipo de lesão. Yao ainda consultará os médicos para definir quando será realizado o procedimento, mas o tempo de recuperação varia entre sete e 10 meses – o que tira o pivô do restante da temporada.

“Quando você olha para a carreira de Yao, fratura por stress tem sido parte de seu pé”, disse Lowe. “Se disser que não há mais risco de ele continuar tendo fraturas por stress, estaria sendo louco. Ele tem este risco contínuo”.

Sete vezes escolhido para o All-Star Game, Yao Ming passou toda a temporada passada afastado após passar por uma cirurgia para corrigir fraturas no pé direito. O chinês cogitou encerrar sua carreira na ocasião, mas decidiu voltar às quadras nesta temporada.

Em seu retorno, Yao participou de apenas cinco jogos dos Rockets na atual fase regular e manteve médias de 10,2 pontos e 5,4 rebotes. O pivô vinha sendo utilizado com moderação pelo time texano, que temia uma nova lesão grave.

“Este é um momento decepcionante para a história dos Rockets, para seus torcedores, para a cidade de Houston e todos em nossa organização. Eu me sinto péssimo por Yao”, afirmou o proprietário da equipe, Leslie Alexander, em entrevista ao Fox Sports.

Mesmo sem atuar há mais de um mês, o jogador lidera as votações para a posição de pivô da equipe do Oeste para o Jogo das Estrelas, que acontece em fevereiro.