Topo

LeBron conta com dupla coadjuvante contra Bryant e Heat vence os Lakers

Do UOL Esporte

Em São Paulo

25/12/2010 22h49

Um dos confrontos mais esperados da temporada opôs dois dos principais jogadores da NBA. Na principal partida deste sábado de Natal, o atual vilão da liga norte-americana LeBron James levou a melhor sobre o novo mocinho Kobe Bryant. O ala contou com a ajuda da dupla coadjuvante Chris Bosh e Dwyane Wade para vencer o duelo pessoal e ajudar o Miami Heat a derrotar o Los Angeles Lakers por 96 a 80.

Jogando em Los Angeles, o ídolo Kobe Bryant colocaria em quadra o status de novo mocinho contra o atual vilão da liga norte-americana: LeBron James. Hostilizado no reencontro com o ex-clube Cleveland Cavaliers, o ala do Miami Heat também seria o principal alvo diante dos Lakers.

E tudo o que se esperava dos dois astros ficou em segundo plano no início da partida. Foram os coadjuvantes que assumiram o protagonismo. A vitória do Miami Heat começou a ser construída logo no primeiro quarto. Os visitantes venceram por 20-14. No período seguinte, a vantagem só aumentou com novo triunfo, desta vez, por 27-24.

Decisivo nas conquistas dos títulos das últimas duas temporadas, Kobe Bryant encarou um trio que isoladamente não conseguiu o mesmo destaque (mas entre LeBron, Wade e Bosh, Wade é o único com um título da NBA no currículo ).

Quem comandou a vitória parcial do Heat foi Bosh. O ala-pivô foi responsável por 18 pontos, oito rebotes e duas assistências. LeBron James foi para o intervalo com 11 pontos, quatro rebotes e quatro assistências e Wade com dez pontos, três rebotes e cinco assistências. Pelo lado dos Lakers, Bryant e Lamar Odom fizeram oito pontos cada.

E com o trio em quadra, o Miami Heat obteve o melhor aproveitamento em quadra. Enquanto os visitantes mantiveram-se próximos a suas médias da temporada, Kobe Bryant ficou um pouco abaixo. Até este sábado, o ala dos Lakers tinha média de 25,7 pontos. Embora tenha tentado assumir o protagonismo e levar o time à virada, ele terminou com 17 pontos e não conseguiu evitar o revés em casa.

LeBron James também tentou assumir o comando de seu time. E conseguiu. O ala do Heat obteve um triple-double (dois dígitos em três fundamentos) ao anotar 27 pontos, 11 rebotes e 10 assistências. Bosh ficou no double-double - 24 pontos e 13 rebotes - e também foi decisivo para a 23ª vitória da equipe de Miami na temporada regular. Wade colaborou com 18 pontos - um a mais do que Bryant.

Chamado de traidor após a traumática saída dos Cavaliers, LeBron levou a melhor em mais um duelo decisivo. Contra o ex-clube foram duas vitórias e grandes atuações. Agora, a vítima da vez foi o novo herói Bryant. O ala dos Lakers, que há alguns anos se envolveu em polêmicas - incluindo um pedido de negociação -, agora é exaltado pelo cinco anéis de campeonato que coleciona, por ter permanecido nos Lakers por todos estes anos e pela identificação com o clube. Mas em quadra, não conseguiu vencer o duelo pessoal.