Topo

Prova B de Taurasi confirma doping e colegas se recusam a fazer exames na Turquia

Do UOL Esporte

Em São Paulo

03/01/2011 15h56

Nesta segunda-feira, a imprensa turca divulgou que a prova B do exame antidoping de Diana Taurasi confirmou o uso de substâncias ilícitas. Ao mesmo tempo, colegas de equipe da jogadora norte-americana, como a australiana Penny Taylor e a tcheca Hana Horakova, se recusaram a passar por exames antidoping por não confiarem nos laboratórios do país.

Na semana passada, a estrela do basquete dos Estados Unidos foi pega no exame antidoping após partida válida pela liga turca de basquete, onde atua no Fenerbahce. O resultado apontou o uso de um estimulante proibido pela Agência Mundial Antidoping (Wada) chamado modafinil e a atleta foi suspensa temporariamente pelo clube. A punição aplicada neste caso pode ser de até dois anos fora do esporte.

A notícia, ainda não confirmada pela federação de basquete local, foi dada por um canal de televisão turco e causou repercussão dentro do clube. Desde a data de a revelação do doping, outras colegas de Taurasi no time têm se recusado a passar por exames antidoping no país por não confiarem nos laboratórios locais.

De acordo com a imprensa local, a australiana Penny Taylor e a tcheca Hana Harakova (duas dos principais estrelas do Mundial de basquete realizado na República Tcheca, em 2010) só aceitaram passar pelos testes quando tiveram a certeza de que as amostras seriam analisadas em laboratórios de Colônia, na Alemanha.

Diana Taurasi é a principal estrela da equipe do Phoenix Mercury, equipe da WNBA, dos Estados Unidos. Na última temporada, a atleta foi a cestinha da competição pelo quarto ano seguido, anotando uma média de 22,6 pontos. Quando não está na temporada da WNBA, Taurasi, assim como outras atletas da liga, atua em clubes da Europa.

Pela seleção norte-americana, a jogadora participou ativamente da conquista da medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Atenas-2004 e Pequim-2008, além de ter sido a cestinha do Mundial da República Tcheca, conquistado pelos EUA em outubro de 2010.