Topo

Yao Ming passa por nova cirurgia e admite chance de encerrar carreira

Do UOL Esporte

Em São Paulo

06/01/2011 22h19

A longa sequência de problemas físicos de Yao Ming ganhou mais um capítulo nesta quinta-feira. O astro chinês passou por cirurgia para reparar uma fratura em seu tornozelo esquerdo e admitiu que o novo problema fez com que ele voltasse a considerar a possibilidade de encerrar sua carreira.

“Sei que será outra longa reabilitação, mas estou ansioso para começar a minha recuperação. Vou usar este tempo para considerar as minhas opções e tomarei uma decisão sobre minha carreira quando chegar mais próximo do fim de minha reabilitação”, disse Yao, através de um comunicado.

O pivô do Houston Rockets está afastado das quadras desde o dia 10 de novembro. Yao atuou em apenas cinco jogos desta temporada antes de sofrer nova lesão e ter que ficar afastado do restante da competição. O chinês já havia ficado de fora de toda a temporada passada em recuperação de outra cirurgia no pé.

Yao Ming foi selecionado pelos Rockets no draft de 2002, mas sua carreira na NBA foi atrapalhada por uma série de lesões, principalmente no pé e no tornozelo. Seu contrato com a franquia termina nesta temporada e o time de Houston aguarda uma posição da liga para saber se poderá conceder um contrato de exceção a algum agente livre, que viria para substituir o astro chinês no restante desta temporada.

O pivô perdeu apenas dois jogos em suas primeiras três temporadas na NBA. Os problemas começaram em 2005-06, quando ficou de fora de 21 partidas por causa de uma infecção no tendão do pé esquerdo. Também teve uma fratura no pé e perdeu outros quatro confrontos.

O jogador do Houston Rockets atuou por 77 jogos em 2008-09, mas voltou a ser afastado por problemas no pé e precisou passar por uma complexa cirurgia. Fraturas por stress nas últimas duas temporadas completaram a rotina de lesões do pivô.