Topo

Em estreia na Liga das Américas, Flamengo revê Quimsa pela 3ª vez na temporada

Novo técnico do Flamengo, Gonzalo Garcia faz seu primeiro jogo internacional no comando da equipe contra o Quimsa. Cariocas nunca passaram da primeira fase na Liga das Américas - Divulgação/NBB
Novo técnico do Flamengo, Gonzalo Garcia faz seu primeiro jogo internacional no comando da equipe contra o Quimsa. Cariocas nunca passaram da primeira fase na Liga das Américas Imagem: Divulgação/NBB

Do UOL Esporte

Em São Paulo

11/01/2011 07h01

Flamengo e Quimsa se enfrentam nesta terça-feira pela abertura do grupo C da Liga das Américas, no Equador. Dois dos principais clubes no basquete sul-americano, brasileiros e cariocas são presença constante em competições continentais e nesta temporada já se enfrentaram duas vezes, com uma vitória para cada equipe.

Os dois times dividiram o mesmo grupo também na Liga Sul-Americana e depois se enfrentaram novamente na fase semifinal. Os brasileiros venceram na primeira partida, mas foram derrotados na disputa de uma vaga na decisão. Ao final do torneio, o campeão foi o Brasília.

Além das duas equipes, o Español, do Chile, e os anfitriões Mavort completam o grupo C da Liga das Américas. Os dois primeiros colocado de cada um dos quatro grupos passam para a próxima fase da competição.

Esta é a primeira participação do técnico Gonzalo Garcia em uma competição internacional com o Flamengo. O argentino substituiu Paulo Chupeta no comando do time e fez sua estreia na vitória contra o Joinville, pelo NBB, na última sexta-feira.

O ex-auxiliar técnico da seleção argentina vê a altura do time adversário como um dos principais pontos fortes do rival. “O Quimsa é um time muito bom. Eles contam com três jogadores altos e fortes e uma defesa muito forte também. Possivelmente será o jogo mais difícil”, afirmou.

Favorito a terminar em primeiro no grupo neste ano, o Flamengo nunca conseguiu passar da primeira fase da Liga das Américas, o que obriga o treinador a evitar um discurso de favoritismo ao título. “Claro que pensamos em brigar pelo título, mas temos que pensar passo a passo e o objetivo imediato é passar da primeira fase, algo que nunca aconteceu com o Flamengo”, disse.

O Quimsa realiza uma campanha abaixo do esperado na liga argentina, vencendo apenas nove de 20 partidas e conseguiram a vaga na Liga das Américas graças à desistência do Boca Juniors, meses antes do início da competição.