Topo

Barbosa comanda classificação e Ourinhos encara Santo André na final da LBF

Do UOL Esporte

Em São Paulo

21/02/2011 21h56

Técnico que assumiu o comando do Ourinhos na reta final da Liga de Basquete Feminino, Antônio Carlos Barbosa liderou sua equipe para chegar a mais uma final nacional ao bater o Americana na quinta partida da semifinal por 66 a 63.

ELIMINAÇÃO FINDA CARREIRA DE HELEN

  • Gaspar Nóbrega/MF2

    A eliminação do Americana semifinal da Liga de Basquete Feminina marcou o fim da carreira de Helen Luz, um dos destaques do time paulista na competição, que participou de uma das melhores gerações da seleção brasileira feminina com a conquista do título mundial em 1994 e a medalha olímpica de bronze em Atenas-2004

Na final da competição, que será em jogo único no domingo em São José dos Campos,  o Ourinhos vai enfrentar o Santo André, que se classificou ao bater também na quinta partida semifinal o Catanduva por 62 a 59 para voltar a uma decisão de campeonato nacional de basquete.

O Americana era o time de melhor campanha na Liga de Basquete Feminino e havia vencido o quarto jogo evitando a classificação antecipada do Ourinhos.

Após abrir vantagem na partida, o Ourinhos acabou vendo o Americana se aproximar no placar o técnico Barbosa, ex-comandante da seleção brasileira, demonstrava irritação a cada ataque da equipe adversária que reduziu sua desvantagem a quatro pontos faltando um minuto.

Nos instantes finais o time de Americana apertou ainda mais o placar e reduziu a diferença no placar a apenas dois pontos, pressionando a equipe rival. Com dois lances livres a 5s do final da partida, Helen converteu o primeiro e errou propositalmente o segundo para tentar aproveitar o rebote, mas a posse ficou com o Ourinhos.

Faltando 2s para o fim do confronto, Carla, do Americana, e Plutin, do Ourinhos, se desentenderam e a partida foi interrompida e o árbitro marcou falta técnica para as duas equipes. Com três pontos de vantagem, o Ourinhos garantiu a vitória ao evitar ataque do Americana no último segundo.

Chuca, do Ourinhos, terminou a partida como cestinha depois de marcar 19 pontos na partida, três a mais do que a companheira de time Plutin.