Topo

Fiba confirma Grã-Bretanha em Londres-12 e abre precedente para Brasil em 2016

Do UOL Esporte

Em São Paulo

13/03/2011 16h56

A Federação Internacional de Basquete (FIBA) confirmou a presença das seleções masculina e feminina da Grã-Bretanha nas Olimpíadas de Londres de 2012 sem a necessidade de participar das eliminatórias. A notícia abre um precedente para uma possível vaga da seleção brasileira, já que o país sul-americano é sede da competição no ano de 2016.

No mês de outubro de 2010, o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, chegou a anunciar que o Brasil não tem vaga garantida para o basquete nas Olimpíadas do Rio, em 2016.

Na ocasião, Nuzman explicou que havia ocorrido uma mudança de regra, estabelecida pela Fiba, na qual o país-sede não teria vaga assegurada na modalidade, e esta medida já valeria para 2012, em Londres.

A Grã-Bretanha tem ficado muito atrás de outros países europeus no basquete, mas tanto a equipe masculina quanto a feminina buscou se qualificar para o campeonatos europeus deste ano.

Entre os principais destaques da seleção, podem estar Luol Deng, do Chicago Bulls, Ben Gordon, do Detroit Pistons e o ex-jogador da NBA, Pops Mensah-Bonsu, que agora joga no Lyon-Villeurbane, time da liga francesa.