Topo

Ginásio 'dá azar' e Fla perde em retorno à Gávea; Brasília lidera o NBB

Patrícia Amorim reinaugurou o ginásio da Gávea, mas Flamengo acabou derrotado - Alexandre Vidal/Fla Imagens
Patrícia Amorim reinaugurou o ginásio da Gávea, mas Flamengo acabou derrotado Imagem: Alexandre Vidal/Fla Imagens

Do UOL Esporte

Em São Paulo

25/03/2011 22h58

Após dois anos, o ginásio Hélio Maurício, na Gávea, voltou a receber um jogo profissional de basquete. Mas o retorno do Flamengo a sua casa não ocorreu como o esperado. Apesar do apoio da torcida, o time carioca acabou surpreendido pelo Uberlândia por 90 a 88, nesta sexta-feira, e perdeu a liderança do Novo Basquete Brasil (NBB) para o Brasília.

RESULTADOS DA RODADA

Franca 76 x 71 Bauru
Flamengo 88 x 90 Uberlândia
Joinville 88 x 70 Vitória
Assis 73 x 77 Araraquara
Paulistano 87 x 86 São José
Minas 91 x 103 Brasília

Com capacidade para 800 torcedores (200 a menos que o permitido pelo NBB), o ginásio da Gávea foi tomado pelos torcedores do Flamengo. Antes do início da partida, a presidente do clube, Patrícia Amorim, comandou a cerimônia de reinauguração da arena.

Dentro de quadra, porém, o Flamengo encontrou dificuldades diante do time mineiro. O norte-americano Robby Collum comandou a vitória do Uberlândia com 34 pontos. MVP do último Jogo das Estrelas, seu compatriota Robert Day contribuiu com 17. Marcelinho Machado, com 24 pontos, e o norte-americano Teague, com 28, foram os melhores dos donos da casa.

O equilibrado duelo desta sexta-feira foi decidido apenas nos últimos segundos. Marcelinho Machado acertou arremesso de três a 13s do fim e reduziu a desvantagem do Flamengo para um ponto. Na sequência, Valtinho sofreu falta e converteu seus dois lances livres.

Com 4s no relógio, Marcelinho teve dois lances livres à disposição. Acertou o primeiro e errou propositadamente o segundo, brigando pelo rebote e obtendo uma bola presa. Com a posse de bola, o Flamengo teve a chance do arremesso da vitória com Jefferson, mas a bola bateu no aro.

BRASÍLIA ASSUME A LIDERANÇA; CONFIRA OS DESTAQUES DA RODADA DO NBB

BRASÍLIA ASSUME A PONTA
Mesmo jogando fora de casa, o Brasília fez a sua parte e ampliou a má fase do Minas dentro do NBB. Com o resultado, o time do Distrito Federal chega a 73,08% de aproveitamento, assumindo a liderança da competição. Pinheiros e Flamengo estão em segundo, com 72%.

Alex, com 33 pontos para o Brasília, foi o cestinha. Giovannoni fez 20. Raulzinho anotou 25 para o Minas
FRANCA SE CONSOLIDA EM QUARTO
O Franca conquistou um importante resultado na briga por uma vaga direta nas quartas de final. O time comandado por Hélio Rubens (foto) sofreu para vencer o Bauru, mas se manteve na quarta colocação com 68% de aproveitamento. O Bauru caiu para sexto, com 64%.

Desfalcado, Franca teve apenas oito jogadores relacionados. O destaque foi Helinho, com 17 pontos.
JOINVILLE AINDA ACREDITA
O Joinville ainda segue sonhando com uma vaga direta nas quartas de final. O time catarinense passou com facilidade pelo Vitória e continua próximo dos primeiros colocados, no sexto lugar, com 64% de aproveitamento.

Schneider foi o cestinha do jogo com 19 pontos para o Joinville. Vega, com 14 pontos, foi o melhor do Vitória.