Topo

NBA investiga o rapper Jay-Z por suposto lobby no basquete universitário

Jay-Z assiste a um jogo dos Nets ao lado de Beyoncé; rapper pode ser multado - AP Photo/Julio Cortez
Jay-Z assiste a um jogo dos Nets ao lado de Beyoncé; rapper pode ser multado Imagem: AP Photo/Julio Cortez

Do UOL Esporte

Em São Paulo

30/03/2011 21h49

O rapper Jay-Z virou alvo de uma investigação da NBA. Sócio minoritário do New Jersey Nets, o astro da música norte-americana terá que se explicar à liga norte-americana sobre suposto lobby realizado em uma partida da NCAA.

  • Jay-Z posou para fotos e distribuiu autógrafos aos atletas de Kentucky, em suposto lobby pelos Nets

Jay-Z acompanhou a vitória da Universidade de Kentucky sobre a da Carolina do Norte, que rendeu a classificação para o Final Four da liga universitária. Após a partida, o rapper foi aos vestiários do time vencedor para conversar com os atletas, tirar fotos e dar autógrafos.

O que o rapper ignorou, porém, é que estava infringindo uma regra da NBA. A liga profissional dos Estados Unidos proíbe que pessoas ligadas a suas franquias tenham contato com jogadores universitários que já anunciaram sua participação no próximo draft.

O astro norte-americano de rap é conhecido por participar ativamente das atividades dos Nets. Jay-Z esteve envolvido até mesmo nas negociações da franquia com seu amigo LeBron James, atualmente no Miami Heat, a quem tentou convencer a jogar pelo time de Nova Jersey.

O descumprimento da regra da NBA pode ocasionar em uma pesada multa para Jay-Z. Gerente geral do Boston Celtics, Danny Ainge já teve que pagar US$ 30 mil por assistir a um jogo da NCAA ao lado da mãe de Kevin Durant, na época em que o astro do Oklahoma City Thunder ainda atuava pela Universidade do Texas.