Topo

Favoritos espanhóis caem e Huertas fica fora do Final Four da Euroliga

Marcelinho Huertas teve boa atuação, mas não evitou a eliminação do Caja Laboral - AFP
Marcelinho Huertas teve boa atuação, mas não evitou a eliminação do Caja Laboral Imagem: AFP

Do UOL Esporte

Em São Paulo

31/03/2011 19h00

Sede da fase decisiva da Euroliga, a Espanha não poderá contar com duas de suas principais equipes para o Final Four. O atual campeão Barcelona e o Caja Laboral, do brasileiro Marcelinho Huertas, perderam novamente nesta quinta-feira, acabaram eliminados nas quartas de final e ficarão de fora do quadrangular final, programado para ocorrer entre os dias 6 e 8 de maio, em Barcelona.

Se os espanhóis viram seus representantes caírem pelo caminho, o Final Four da Euroliga contará novamente com dois dos mais tradicionais times do basquete europeu. Donos de cinco títulos cada, o grego Panathinaikos e o israelense Maccabi estão novamente na fase decisiva da competição.

Quem também se classificou foi o Montepaschi Siena, que superou o Olympiacos e tentará encerrar um jejum de 10 anos sem títulos da Itália. Os três times já classificados para o Final Four venceram seus dois jogos em casa nas quartas e fecharam as séries melhor de cinco partidas por 3 a 1.

CONFIRA COMO FOI A RODADA DAS QUARTAS DE FINAL DA EUROLIGA

Maccabi 99 x 77 Caja Laboral
O Maccabi não desperdiçou o apoio de sua torcida e venceu com facilidade o Caja Laboral por 99 a 77. O time israelense confirmou sua classificação ao Final Four após três anos de ausência graças a uma boa atuação de Jeremy Pargo, cestinha da partida com 22 pontos. Em sua primeira temporada sem Tiago Splitter, a equipe espanhola contou com um desempenho consistente do brasileiro Huertas, autor de 12 pontos e seis assistências.
Panathinaikos 78 x 67 Barcelona
Time sensação da temporada passada, quando conquistou o título europeu e foi vice-campeão espanhol, o Barcelona parou no experiente Panathinaikos e acabou derrotado por 78 a 67. O armador prodígio Ricky Rubio decepcionou nesta quinta, com apenas três pontos e três assistências. Já o time grego contou com uma boa atuação coletiva, com cinco jogadores pontuando em duplo dígito. O destaque foi Calathes, com 12 pontos.
Montepaschi Siena 88 x 76 Olympiacos
Quem também retorna ao Final Four após três anos de ausência é o Montepaschi Siena, que nesta quinta-feira eliminou o Olympiacos ao vencer por 88 a 76. O cestinha da equipe italiana foi Malik Hairston, com 25 pontos. Já o time grego, que ficará de fora da fase final do torneio europeu após duas participações consecutivas, teve como principal jogador Ioanis Bouroussis, dono de 16 pontos.
Valencia 81 x 72 Real Madrid
A única série indefinida é a que definirá o representante espanhol no Final Four. Após perder no jogo anterior, o Valencia fez valer seu mando de quadra, venceu o Real Madrid por 81 a 72 e empatou a série melhor de cinco jogos por 2 a 2, forçando a necessidade da quinta partida. Nem mesmo os 20 pontos de Ante Tomic evitaram a derrota do Valencia, que contou com 16 pontos de Cook.