Topo

NBA entra em semana final e define últimas duas vagas, líder, lanterna e MVP

Magic, Spurs, Lakers, Heat e Bulls são alguns dos favoritos para os playoffs de 2011 - Arquivo/FI
Magic, Spurs, Lakers, Heat e Bulls são alguns dos favoritos para os playoffs de 2011 Imagem: Arquivo/FI

Do UOL Esporte

Em São Paulo

06/04/2011 13h00

A temporada regular da NBA está na reta final. E, apesar de boa parte dos times já saberem de seu destino em relação aos playoffs ou a começar a planejar a próxima edição, a semana final ainda tem muita coisa em jogo.

Seis times ainda estão na briga por três vagas na fase final. Outros, já garantidos, lutam para conseguir a vantagem de decidir séries em seus próprios ginásios. Melhor ainda é a briga pelo título de MVP, com nomes como o de Derrick Rose ao lado de estrelas como Kobe Bryant e LeBron James.

Veja abaixo o que está definido, o que resta em jogo e um balanço do que se passou nestes quase 80 jogos que cada time realizou em busca de um lugar nos playoffs:

BRIGA DE GIGANTES: A DISPUTA PELO PRÊMIO DE MVP DA TEMPORADA

As últimas rodadas da temporada regular guardam uma interessante disputa pelo prêmio de melhor jogador, o MVP. Se astros como Kobe Bryant (Lakers) e LeBron (Heat) estão entre os possíveis escolhidos, outros jogadores aparecem. Derrick Rose (e) surgiu como um dos favoritos pela explosão dos Bulls nesta fase final de campeonato. Já Dwight Howard (d) lidera com ótimas médias a boa campanha do Orlando.

MÉDIAS NA TEMPORADA:
D. Rose: 25,1 ptos - 4,2 reb. - 7,9 ass.
D. Howard: 23,2 p - 14,2 reb - 1,3 ass
K. Bryant: 25,2 p - 5,1 reb - 4,8 ass
D. Nowiztki: 23 p - 7 reb - 2,5 ass
L. James: 26,6 p - 7,5 reb - 7 ass
D. Wade: 25,7 p - 6,5 reb - 4,5 ass

AS ÚLTIMAS POSIÇÕES EM DISPUTA: SEIS TIMES AINDA BRIGAM

Além de algumas disputas pelas quatro primeiras posições e a vantagem nos playoffs, a grande briga é pelas últimas vagas de cada Conferência. O Oeste está com três times em disputa: New Orleans (44v, 33d) e Memphis (44v, 34d) estariam classificados, mas o Houston (41v, 37d) tem alguma chance. No Leste, o Indiana Pacers (35v, 43d) está muito perto da oitava vaga, mas Charlotte (32v, 45d) e Milwaukee (31v, 46d) tentam um último arranque.

A COMPETIÇÃO PELA LIDERANÇA GERAL: VANTAGEM NAS FINAIS

Chicago Bulls (57v, 20d), Los Angeles Lakers (55v, 22d) e San Antonio Spurs (59v, 19d) estão há tempos classificados aos playoffs. Mas não é hora de pisar no freio. Quem for o melhor da primeira fase, contando as duas Conferências, leva a vantagem para decidir uma possível final em casa. Quem está à frente no momento é o San Antonio Spurs, que por boa parte da temporada liderou com boa folga a classificação. A maior ameaça são os Bulls, e os atuais campeões Lakers correm por fora.

O PIOR: CAVS E T'WOLVES 'LUTAM' POR VANTAGEM NO DRAFT

Dois times ainda podem ser os piores da liga 2010/11. O primeiro é o Cleveland Cavaliers - e que ano para eles. Sem LeBron James os Cavs sofreram demais. Chegaram a ter 26 derrotas seguidas, igualando recorde da liga. Para piorar, perderam Varejão por boa parte da temporada, lesionado. O Minnesota Timberwolves é o 'azarão' neste título negativo, que pode virar vantagem. Quanto pior a equipe, maior sua chance de pegar boas posições de escolha no draft. A NCAA, liga universitária, teve como campeão Connecticut, na 2ª feira, mas não é de seu plantel que aparecem os favoritos no draft. Kyrie Irving, de Duke, e Derrick Williams, de Arizona, são os mais cotados às 1ªs escolhas.

AS SURPRESAS DA TEMPORADA

Chicago Bulls dispara
Apesar da forte equipe, não se esperava que pudesse liderar a Conferência Leste. Boa parte da surpresa foi por conta da atuação excelente de Derrick Rose.
Denver: bem sem Carmelo
Após longa negociação, o time perdeu Carmelo Anthony para os Knicks. Mesmo assim, em quadra as boas atuações não se alteraram. Nenê brilhou no garrafão.
Reboteiro dos T'wolves
No começo da liga, Kevin Love era só mais um. Mas, com o tempo, ele se tornou o melhor reboteiro e só não foi adiante devido a fraco plantel do Milnnesota Timberwolves.
Utah, em nova era, cai
A 'Era Sloan' não ficou conhecida assim por acaso. O técnico Jerry Sloan ficou 23 temporadas no cargo, mas brigas com jogadores motivaram a saída do time, que ficou fora dos playoffs.
Griffin, a nova estrela
Número 1 do draft no ano anterior, Griffin virou incógnita após uma lesão. De volta, foi um dos melhores, com os Clippers, e ainda venceu o prêmio de melhor enterrada do All-Star pulando um carro
Spurs dominam
O time de San Antonio adotou nesta temporada o estilo de contra-golpe que ficou famoso nos Suns. Apesar de um início lento, logo disparou e liderou a classificação geral da NBA.

AS DECEPÇÕES DA TEMPORADA REGULAR

Bucks podem ficar fora
O Milwaukee Bucks entrou na temporada como um dos candidato a surpresa, mas o time pode ficar até fora dos playoffs, na briga pelas últimas vagas. Para ajudar, a equipe tem entre suas últimas partidas duelos duros, enfrentando, por exemplo o Miami Heat.
Vovôs dos Suns afundam
Cheio de veteranos, o Phoenix Suns decepcionou e está fora dos playoffs pela segunda vez nos últimos três anos. Um dos que ficaram apagados nesta liga foi Vince Carter, jogando muito abaixo de seu período de auge no basquete. Steve Nash não conseguiu salvar o ano.
Greve a caminho?
Acostumados com altos salários, os atletas podem ser obrigados a ter um corte nos ganhos. Em tempos de crise, a NBA faturou menos, mas enfrenta resistência para reduzir o teto salarial. As negociações seguem complicadas e a próxima temporada está sob risco.

O QUE ESPERAR DA FASE FINAL DA NBA

Se 2009/2010 teve Kobe e os Lakers levantando a taça, esta temporada está mais incerta. Com Spurs e Bulls com a melhor campanha, resta saber se o coletivo será fundamental, ou se os atros é que brilharão. É o caso de times perigosos, como Celtics e Heat, ambos cheios de estrelas, mas com campanhas em que não mostraram tudo o que podia ser esperado de seus times.

Veja a lista dos já classificados:
Leste: Bulls, Heat, Celtics, Magic, Hawks, 76ers e Knicks. Oeste: Spurs, Lakers, Mavericks, Thunder, Nuggets e Portland.