Topo

Após vexame no dia da aposentadoria, Phil Jackson diz que Lakers "sobreviverão"

Phil Jackson se aposentou após mais de 20 anos como treinador na liga norte-americana - Gus Ruelas/EFE
Phil Jackson se aposentou após mais de 20 anos como treinador na liga norte-americana Imagem: Gus Ruelas/EFE

Do UOL Esporte

Em São Paulo

09/05/2011 18h59

A aposentadoria do técnico Phil Jackson definitivamente não começou como ele esperava. Neste domingo, nem a experiência dos 11 títulos do treinador na NBA foram suficientes para evitar a eliminação vexatória do Los Angeles Lakers. Mesmo assim, Jackson tentou manter o tom sereno, inclusive sendo otimista sobre o futuro da franquia.

Após a derrota por 122 a 86 para o Dallas Mavericks, que fechou a série das semifinais da Conferência Oeste em 4 a 0, Jackson disse que “os Lakers sobreviverão”, ainda que o time tenha falhado em defender o título e atingir a quarta final consecutiva. “Todos nós sabemos que eles sempre voltam e se colocam novamente na corrida”, afirmou.

Ciente de que teve uma carreira mais do que vitoriosa, Jackson não reclamou de seu fim inesperado. “Foi uma trajetória maravilhosa”, comentou ele. Segundo o treinador, o time de Los Angeles não tinha o necessário para conquistar o seu terceiro título seguido. “Foi um desafio maior do que conseguiríamos superar esse ano”, alegou Jackson, lembrando o elenco envelhecido da franquia.

Com o assistente-técnico Brian Shaw como mais cotado para assumir a equipe, Jackson admitiu que ainda deve influenciar na montagem do time para a próxima temporada. “Minha companheira e namorada está por trás da organização no campo financeiro, então eu estarei envolvido de alguma forma”, disse o treinador, se referindo a Jeannie Buss, filha do dono dos Lakers, Jerry Buss.

Maior astro da franquia há pelo menos uma década, Kobe Bryant não escondeu o abatimento pela aposentadoria de Jackson, com quem conquistou cinco títulos da NBA. “Eu cresci sob o comando dele”, afirmou. “A maneira como eu encaro as coisas – não apenas no basquete, mas na vida em geral -, vem dele. É um pouco estranho para mim pensar como será ano que vem”, concluiu Bryant.