Topo

Shaquille O'Neal anuncia aposentadoria depois de 19 temporadas na NBA

Pivô atuou a última temporada com o Boston Celtics e foi eliminado nos playoffs - AP Photo
Pivô atuou a última temporada com o Boston Celtics e foi eliminado nos playoffs Imagem: AP Photo

Do UOL Esporte

Em São Paulo

01/06/2011 16h37

Um dos pivôs mais dominantes da história da NBA, Shaquille O’Neal anunciou sua aposentadoria depois de 19 temporadas. Vencedor de quatro títulos da liga norte-americana, o pivô usou sua conta no Twitter para anunciar o fim da carreira.

SHAQ SE APOSENTA VIA TWITER

  • Um dos jogadores mais populares do Twitter, O'Neal usou sua conta no microblog para anunciar sua aposentadoria da NBA depois de 19 temporadas e quatro títulos

"Eu consegui, 19 anos, baby. Muito obrigado. É por isso que eu estou dizendo isso para vocês primeiro: eu vou me aposentar. Amo vocês. Falo com vocês em breve", publicou em sua conta no Twitter, que tem mais de 3,8 milhões de seguidores.

"Uma vez homem de negócios, sempre homem de negócios. Eu sou o imperador da mídia social", disse em seguida o jogador, que prometeu falar mais sobre o assunto em uma entrevista coletiva, na sexta-feira.

O’Neal atuou por quase duas décadas na liga norte-americana, onde conquistou quatro títulos: três com o Los Angeles Lakers (2000, 2001 e 2002) e um com o Miami Heat (2006). Além disso, foi eleito MVP da temporada 1999-2000, quando atuava em Los Angeles.

A aposentadoria de O’Neal já é esperada há algumas temporadas. Aos 39 anos de idade, o pivô sofre com recorrentes lesões que o obrigam a perder diversos jogos. Nesta última temporada, defendeu o Boston Celtics por 37 partidas na temporada, atuando em média 20 minutos por jogo.

Draftado em 1992 pelo Orlando Magic, Shaquille O’Neal se tornou o quinto maior cestinha da história da NBA, com 28.596 pontos anotados, atrás apenas de Kareem Abdul-Jabbar, Karl Malone, Michael Jordan e Wilt Chamberlain, além de ser o 13º maior reboteiro, com 13.099.

Ao todo, O'Neal atuou por seis equipes diferentes na NBA. Além de Magic, Lakers, Celtics e Heat, o pivô jogou no Cleveland Cavaliers, ao lado do brasileiro Anderson Varejão, e no Phoenix Suns, quando atuou com Leandrinho Barbosa.

No início deste ano, O'Neal assinou um contrato de duas temporadas com os Celtics, mas não poderá cumprir o compromisso por conta de uma lesão no tendão de aquiles que o obrigou a perder boa parte da temporada regular.

No basquete internacional, Shaq conquistou a medalha de ouro no Mundial de 1994, no Canadá, e nos Jogos Olímpicos de 1996, em Atlanta, nos Estados Unidos.

LEIA O RAIO-X DAS FINAIS DA NBA ENTRE MIAMI HEAT E DALLAS MAVERICKS

Heat e Mavericks reeditam final de 2006 com duelo dos 'amarelões'
O título não é a única coisa em jogo nas finais da NBA. O troféu marcará o fim do calvário de LeBron ou de Nowitzki, que carregam o estigma de 'fracassar' nos jogos decisivos.