Topo

Mavericks se impõem em Miami, vencem o Heat e conquistam a NBA pela 1ª vez

Dirk Nowitzki ergue o troféu de campeão da NBA para o Dallas Mavericks em Miami - REUTERS/Mike Segar
Dirk Nowitzki ergue o troféu de campeão da NBA para o Dallas Mavericks em Miami Imagem: REUTERS/Mike Segar

Do UOL Esporte

Em São Paulo

12/06/2011 23h44

O Dallas Mavericks gravou o seu nome na seleta lista dos campeões da NBA. Mesmo jogando fora de casa, o time texano soube se impôr em quadra para vencer o estrelado elenco do Miami Heat por 105 a 95, neste domingo, em Miami, e conquistou pela primeira vez o título da liga norte-americana.

Criada em 1980, a franquia de Dallas finalmente pôde comemorar o primeiro título de sua história. De quebra, ainda se vingou de seu algoz nas finais de 2006. Na única vez que haviam chegado à decisão até então, os Mavericks acabaram derrotados pelo Miami Heat por 4 a 2 após abrir 2 a 0 no confronto.

Já o Heat viu seu grande projeto para esta temporada ‘bater no aro’. A equipe de Miami investiu pesado para trazer LeBron James e Chris Bosh, jogadores mais cobiçados do último período de transferências. Em busca de seu primeiro título, os astros abriram mão de contratos melhores em outros times para se juntarem a Dwyane Wade em um ‘supertime’. Na decisão, porém, o elenco estrelado sucumbiu diante do basquete coletivo dos Mavericks e do inspirado Nowitzki.

                    DIRK NOWITZKI BRILHA NO FIM E É ELEITO MVP DAS FINAIS

  • Principal responsável pela campanha vitoriosa dos Mavericks, o alemão Dirk Nowitzki teve seu esforço recompensado. O astro, que atuou na quarta partida da série com quase 40ºC de febre, conquistou seu primeiro título da NBA e ainda foi eleito o MVP (jogador mais valioso) das finais.

    O alemão começou mal a partida deste domingo, acertou apenas um dos 12 chutes que arriscou no 1º tempo  e foi para o intervalo com apenas três pontos. Na hora da decisão, porém, sua estrela brilhou. Foram 18 pontos na etapa final, que carimbaram o prêmio de MVP.

       ASSISTA AOS MELHORES MOMENTOS DO SEXTO JOGO DAS FINAIS DA NBA

                    OUTROS PERSONAGENS DO SEXTO JOGO DAS FINAIS DA NBA

LEBRON JAMES

De nada adiantou 'levar seus talentos para South Beach' em busca de seu primeiro anel. O astro novamente amargou o vice-campeonato e ainda teve desempenho irregular durante toda a série decisiva contra os Mavs.

Neste domingo, marcou 21 pontos, apanhou quatro rebotes, mas cometeu seis desperdícios de bola e 'desapareceu' nos momentos decisivos da partida.
      DWYANE WADE

Principal nome do Heat na série decisiva, marcou 17pts e distribuiu seis assistências. O astro, porém, tropeçou no nervosismo no 4º período
         JASON TERRY

Grande nome do duelo deste domingo, foi o cestinha com 27 pontos. Retrato da noite inspirada dos coadjuvantes da equipe texana em Miami
            CHRIS BOSH

Menos badalado do trio de astros, o ala foi um dos mais regulares do Heat na série. Fez 19 pontos, mas passou longe de ser protagonista

Ainda não consigo acreditar. O sentimento de fazer parte do melhor time do mundo é simplesmente indescritível

Dirk Nowitzki, emocionado em entrevista após a partida

Não posso acreditar nesta jornada. O caráter de meus companheiros, que disseram que queriam me dar um campeonato. Já estive aqui duas vezes [nas finais]. Esta é minha terceira e foi meu amuleto

Jason Kidd, 38 anos, nunca havia conquistado um título em 17 temporadas na NBA

Mavs nunca desistiram e toda a franquia ganhou anéis. Velha lição para todos: NÃO EXISTEM ATALHOS. NUNCA

Dan Gilbert, proprietário do Cleveland Cavaliers, alfinetando o derrotado LeBron James no Twitter

                               NÚMEROS DO SEXTO JOGO DAS FINAIS DA NBA

   13    43               24
foram os lances livres desperdiçados pelo Heat contra apenas seis dos Maverickspontos fez o banco dos Mavs, 27 deles com Terry. Heat marcou 20faltas fez o time de Dallas, que apresentou uma defesa agressiva, contra 14 do Heat

                                             OPINIÃO DE FÁBIO BALASSIANO

Esporte e justiça costumam não caminhar juntos, mas neste domingo eles se encontraram para dar o primeiro título da carreira de grandes craques (Shawn Marion, Dirk Nowitzki e Jason Kidd). A vida segue, o Miami terá outras chances. Leia o texto na íntegra no blog Bala na Cesta

O jogo

LeBron iniciou a partida com uma atitude mais agressiva e marcou os cinco primeiros pontos do Heat. Já Nowitzki teve um início de jogo ruim, errou seus primeiros arremessos e ainda foi para o banco após cometer duas faltas no começo do primeiro quarto. Em uma sequência de 10 pontos contra 1 do rival, a equipe de Miami abriu nove de vantagem no placar.

Quando tudo parecia complicado para os Mavericks, o time texano reagiu de forma impressionante. Jason Terry e Shawn Marion assumiram a responsabilidade ofensiva da equipe, empataram o confronto e calaram a American Airlines Arena. Mesmo com Nowitzki no banco até o fim do período, o banco de Dallas funcionou bem e os visitantes abriram cinco de diferença.

A vantagem dos Mavericks foi ampliada ainda mais no início do segundo quarto. O ótimo aproveitamento da equipe nos chutes de três voltou a aparecer, principalmente com DeShawn Stevenson, e a diferença passou para 12 pontos. A ‘gangorra’ da partida, porém, voltou a aparecer. O Heat acertou sua marcação, anotou 14 pontos seguidos e passou à frente.

A reação dos donos da casa irritou Stevenson, que se envolveu em uma confusão com Udonis Haslem e acabou excluído após levar sua segunda falta técnica. A perda do armador, porém, não afetou o desempenho de Dallas no perímetro. Com Jason Terry afiado nos chutes de longa distância, os Mavericks equilibraram a partida e foram para o intervalo vencendo por dois pontos.

A pausa fez bem para Nowitzki, passou a participar mais efetivamente do ataque dos Mavericks e marcou oito pontos no terceiro período. O veterano armador Jason Kidd acertou a mão nos arremessos de três e os visitantes passaram a ditar o ritmo da partida. Com os astros do Heat apagados e nitidamente nervosos, a equipe de Dallas abriu nove pontos no fim do período.

O último período foi marcado pelo nervosismo dos astros do Heat. Com erros infantis, permitiram que os Mavericks mandassem no quarto final e abrissem nove pontos de vantagem. Na base da raça, a equipe de Miami ainda lutou para tentar reduzir a diferença, mas pecou com uma marcação ruim. A equipe de Dallas fez valer sua experiência e, com Nowitzki inspirado, administrou o resultado até o fim.

ALEMÃO DIRK NOWITZKI É COLOCADO ENTRE OS MAIORES PELOS TÉCNICOS

A conquista do primeiro título e o prêmio de melhor jogador (MVP) das finais da liga deram a redenção ao alemão Dirk Nowitzki após 13 anos na NBA e renderam ao ala a vingança diante do Miami Heat, para quem perdeu em 2006 e foi criticado. CONFIRA MAIS