Topo

Chinês Yao Ming opta por aposentadoria após sequência de lesões

Pivô chinês Yao Ming não resistiu às frequentes lesões e optou por se aposentar - AP Photo
Pivô chinês Yao Ming não resistiu às frequentes lesões e optou por se aposentar Imagem: AP Photo

Das agências internacionais

Em Houston (Estados Unidos)

08/07/2011 16h46

O pivô Yao Ming decidiu nesta sexta-feira optar por sua aposentadoria após nove anos na NBA. O astro chinês deixa as quadras por causa dos seguidos problemas de lesão, que o deixaram afastado praticamente de todos os jogos das últimas duas temporadas da liga norte-americana.

Oito vezes escolhido para o All-Star Game, Yao chegou à NBA em 2002 como a primeira escolha do draft, selecionado pelo Houston Rockets. Ídolo nacional na China, o pivô chamou a atenção da liga norte-americano graças à sua altura avantajada (2,29 m) e logo se tornou uma referência em sua posição.

A presença de Yao na liga norte-americana fez com que a NBA atingisse altos níveis de popularidade na Ásia. A partida do pivô contra seu compatriota Yi Jianlian, em 2007, foi acompanhada por 200 milhões de lares na China.

OPINIÃO DE FÁBIO BALASSIANO

Yao Ming não tem 31 anos (ele completa a idade em 12 de setembro), jogou apenas cinco jogos nas últimas duas temporadas e tentou de tudo para continuar atuando em alto nível. Mas seu corpo não aguentou. Uma pena. Leia mais

A sequência de lesões, porém, atrapalhou a trajetória de Yao na NBA. O principal problema físico do pivô ocorreu durante 2009-10, quando passou toda a temporada afastado por causa de uma fratura no pé. O retorno ocorreu no último ano, mas o astro chinês atuou por apenas cinco jogos antes que novos problemas o afastassem das quadras.

Yao já havia cogitado a possibilidade de se aposentar anteriormente, mas admitiu que o nascimento de sua filha o incentivou a tentar voltar às quadras no último ano. Aos 30 anos, o pivô teve seu vínculo de cinco com os Rockets encerrado no dia 30 de junho. O chinês deixa a liga norte-americana com médias de 19 pontos e 9,2 rebotes.