Brincadeira das redes sociais, planking vira mania entre os jogadores da NBA
Uma brincadeira disseminada pelas redes sociais virou mania entre os desocupados jogadores da NBA. Com a liga paralisada por causa de um impasse trabalhista com os patrões, vários atletas têm procurado passar seu tempo praticando planking, jogo que consiste ser fotografado imitando uma tábua em lugares inusitados.
CONHEÇA AS REGRAS DO PLANKING
- Deitar com o rosto virado para o chão, sem qualquer expressão facial durante a ação
- Manter as pernas retas e juntas, com os dedões dos pés tocando o chão
- Braços devem ficar esticados ao lado do corpo, assim como os dedos das mãos
- Anunciar para todos ao redor que está fazendo planking
- Priorizar a segurança e não realizar planking em lugares muito arriscados.
O armador Gilbert Arenas é um dos maiores entusiastas da brincadeira. O polêmico e irreverente jogador do Orlando Magic já praticou o planking em um lava-rápido, em um pedágio e até mesmo sentado em uma privada. Além de participar, ele ainda tem incentivado outros atletas a aderirem o jogo.
Companheiro de time do armador, Dwight Howard é outro praticante fiel da brincadeira e tem travado um duelo com Arenas no Twitter para definir quem é o ‘rei do planking’ na NBA. O pivô divulgou fotos praticando o jogo em cima de seus carros, no shopping e em um supermercado.
Outros atletas da NBA também têm aderido a brincadeira e divulgado o resultado de seus plankings no Twitter. Blake Griffin (Los Angeles Clippers), JaVale McGee (Washington Wizards), Boris Diaw (Charlotte Bobcats) e o aposentado Shaquille O’Neal são alguns dos praticantes do jogo.
Dois grupos reclamam a autoria do planking nas redes sociais, cada um deles com aproximadamente 150 mil seguidores. Um diz que a inusitada brincadeira foi criada em Somerset, na Inglaterra, em 2000. Ele teria sido batizado de “Jogo de Deitar”. O outro afirma tê-lo criado em 2008, na Austrália, já sob o nome de planking.
ARTEST QUER SE CHAMAR 'PAZ MUNDIAL'
O ala Ron Artest também tem chamado a atenção durante a paralisação da NBA, mas não por causa do planking. O jogador do Los Angeles Lakers entrou com um pedido na Justiça para mudar seu nome para Metta World Peace.
A palavra Metta é associada à amizade e benevolência, enquanto ‘World Peace’ significa Paz Mundial, em português. O Tribunal Superior de Los Angeles deve julgar o caso no dia 26 de agosto.
Os Lakers, equipe de Artest, ainda não decidiram se a inscrição no uniforme do jogador será ‘Peace’ ou ‘World Peace’, caso o pedido seja aceito.
Engana-se, porém, quem pensa que basta imitar uma tábua para passar a praticar o planking. Uma série de regras foi instituída para que a brincadeira fosse válida, como anunciar que está participando do jogo a todos os presentes e deitar-se com o rosto virado para o chão (ver quadro acima).
Aparentemente inocente, a brincadeira nem sempre acaba bem. Em busca de lugares inusitados para a prática do jogo, alguns praticantes acabaram feridos. Em maio deste ano, um jovem caiu do sétimo andar de um prédio em Brisbane, na Austrália, ao tentar fazer planking na varanda de seu apartamento.
Nos Estados Unidos, médicos de um hospital foram suspensos por praticarem planking em uma sala de cirurgia. Já na Austrália, um jovem entrou em coma ao cair enquanto tentava realizar a brincadeira em cima de um táxi.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.