Topo

Derrick Rose detona locaute da NBA: "São milionários discutindo sobre dinheiro"

MVP da última temporada, Derrick Rose criticou o impasse que paralisou a liga dos EUA - REUTERS/Brent Smith
MVP da última temporada, Derrick Rose criticou o impasse que paralisou a liga dos EUA Imagem: REUTERS/Brent Smith

Do UOL Esporte

Em São Paulo

21/08/2011 17h27

O locaute que atinge a NBA foi duramente criticado pelo armador Derrick Rose. MVP da última temporada, o jogador do Chicago Bulls não poupou palavras ao detonar jogadores e proprietários de franquias, que estão longe de acertarem um novo acordo trabalhista para a liga norte-americana.

“É muito difícil, não tenho um emprego certo. E a forma como tudo tem ocorrido mostra que não terei trabalho. Não me sinto assim desde o colegial”, disse Rose ao site Hoopshype. “O penso é que são bilionários e milionários discutindo sobre dinheiro. Só estou tentando chegar lá e jogar para os torcedores. Estão prejudicando os torcedores mais do que qualquer outro”.

O acordo trabalhista anterior terminou após a última temporada da NBA. Proprietários de franquias querem reduzir os gastos com salários em até 30%, proposta rejeitada pelos atletas. Sem concordância entre as partes, a liga norte-americana entrou em locaute, paralisação em que os patrões impedem o acesso dos empregados à estrutura de trabalho.

O impasse fez com que alguns jogadores buscassem outros países para atuar. O ala-armador Leandrinho retornou ao seu país para jogar pelo Flamengo, enquanto o armador Deron Williams acertou com o turco Besiktas. Kobe Bryant esteve próximo de um acordo com o basquete chinês e estaria interessado em atuar no Brasil.

“Tudo parece muito ruim agora. O que posso fazer é rezar para termos temporada”, disse Derrick Rose. “Estou trabalhando em Los Angeles agora e ainda não levei em consideração jogar no exterior. Agora, se pensar nisso, a Euroliga é definitivamente uma opção que consideraria”.