Topo

Reforço ''made in USA'' coloca Macedônia entre os grandes do basquete europeu

Armador Bo McCalebb é os destaque da campanha inédita do país no Eurobasket Imagem: EFE/Valda Kalnina

Do UOL Esporte

Em São Paulo

15/09/2011 19h53

A desconhecida Macedônia é a grande surpresa das semifinais do Eurobasket, torneio que seleciona os primeiros representantes do Velho Continente para Londres-2012. A chave para o sucesso time reside especialmente no reforço do norte-americano Bo McCalebb. Na outra semifinal, a França enfrenta a Rússia. Assim como no pré-olímpico das Américas, os dois finalistas garantem vagas para os Jogos Olímpicos.

OUTROS IMPORTADOS DO EUROBASKET

Clique para acessar conteúdo externo


Chris Kaman (esq) usou herança alemã do bisavô para representar a Alemanha de Dirk Nowitzki

Clique para acessar conteúdo externo


Serge Ibaka é congolês, joga na NBA, mas defende a Espanha, onde começou a carreira profissional

Clique para acessar conteúdo externo


Natural dos EUA, o armador joga na Europa e pouco antes do Eurobasket "virou" montenegrino

Natural de Nova Orleans, o armador ganhou o passaporte macedônio em 2010 sem nunca ter sequer defendido um clube do país. Ainda assim, desfruta de uma carreira de respeito na Europa, tendo alcançado o Final Four da Euroliga em 2009, defendendo do Partizan, de Belgrado, na vizinha Sérvia.

Neste Eurobasket, o jogador é o maior responsável pela campanha surpreendente do país, um “estranho no ninho” entre as semifinalistas Espanha, Rússia e França.

McCalebb é o quarto principal cestinha da competição, com 20,9 pontos por jogo (atrás apenas dos NBA Luol Deng, do Reino Unido, Andres Bargnani, da Itália, e Tony Parker, da França).

Estar entre as grandes seleções do Velho Continente pode ser uma novidade para o país de pouco mais de dois milhões de habitantes, mas sua campanha no torneio já teve vitórias sobre times tradicionais como Croácia, Grécia e a anfitriã Lituânia, nas quartas de final.

Na próxima sexta-feira acontecem as semifinais do campeonato Europeu. No primeiro jogo da tarde a Macedônia enfrenta a Espanha. Em seguida é a vez dos franceses medirem forças com a Rússia.

Os dois finalistas estão automaticamente classificados para Londres-2012. As seleções que terminarem entre terceiro e sexto disputarão o pré-olímpico mundial, em junho de 2012, em lugar a ser determinado.

POPULAÇÃO COMEMORA VAGA DA MACEDÔNIA NA SEMIFINAL DO EUROBASKET

A vitória da Macedônia sobre a Lituânia, por 67 a 65, pelas quartas de final do Eurobasket-2011, foi decidida apenas nos últimos segundos e representou o maior resultado da história do basquete da Macedônia. O resultado levou milhares de cidadãos para a praça central de Skopje, na capital do país, para celebrar. A seleção enfrenta agora a Espanha por uma vaga em Londres-2012

ATLETAS DA NBA PODEM RECOLOCAR FRANÇA NAS OLIMPÍADAS

Clique para acessar conteúdo externo

Nos últimos dez anos, o basquete francês esteve muito aquém de sua tradição: o time não disputa Jogos Olímpicos desde Sydney-2000, quando ganhou a medalha de prata. Neste Eurobasket, contudo, os reforços da NBA elevaram a equipe à condição de favorita. Após vencer a Grécia, nesta quinta, o time enfrenta a Rússia, de Andrei Kirilenko, nas semifinais, valendo uma vaga em Londres-2012.

Tony Parker, dos Spurs, e Joakim Noah, dos Bulls, são dois dos atletas que confirmaram presença no europeu e transformaram a seleção que não esteve em nenhuma das últimas duas Olimpíadas em uma das forças da Europa.

Parker é o terceiro maior cestinha do campeonato e lidera a equipe em uma campanha quase perfeita – em nove jogos, apenas uma derrota, para a Espanha, na última rodada da primeira fase.

 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Reforço ''made in USA'' coloca Macedônia entre os grandes do basquete europeu - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Basquete