Topo

Reforço ''made in USA'' coloca Macedônia entre os grandes do basquete europeu

Armador Bo McCalebb é os destaque da campanha inédita do país no Eurobasket - EFE/Valda Kalnina
Armador Bo McCalebb é os destaque da campanha inédita do país no Eurobasket Imagem: EFE/Valda Kalnina

Do UOL Esporte

Em São Paulo

15/09/2011 19h53

A desconhecida Macedônia é a grande surpresa das semifinais do Eurobasket, torneio que seleciona os primeiros representantes do Velho Continente para Londres-2012. A chave para o sucesso time reside especialmente no reforço do norte-americano Bo McCalebb. Na outra semifinal, a França enfrenta a Rússia. Assim como no pré-olímpico das Américas, os dois finalistas garantem vagas para os Jogos Olímpicos.

OUTROS IMPORTADOS DO EUROBASKET


Chris Kaman (esq) usou herança alemã do bisavô para representar a Alemanha de Dirk Nowitzki

Serge Ibaka é congolês, joga na NBA, mas defende a Espanha, onde começou a carreira profissional

Natural dos EUA, o armador joga na Europa e pouco antes do Eurobasket "virou" montenegrino

Natural de Nova Orleans, o armador ganhou o passaporte macedônio em 2010 sem nunca ter sequer defendido um clube do país. Ainda assim, desfruta de uma carreira de respeito na Europa, tendo alcançado o Final Four da Euroliga em 2009, defendendo do Partizan, de Belgrado, na vizinha Sérvia.

Neste Eurobasket, o jogador é o maior responsável pela campanha surpreendente do país, um “estranho no ninho” entre as semifinalistas Espanha, Rússia e França.

McCalebb é o quarto principal cestinha da competição, com 20,9 pontos por jogo (atrás apenas dos NBA Luol Deng, do Reino Unido, Andres Bargnani, da Itália, e Tony Parker, da França).

Estar entre as grandes seleções do Velho Continente pode ser uma novidade para o país de pouco mais de dois milhões de habitantes, mas sua campanha no torneio já teve vitórias sobre times tradicionais como Croácia, Grécia e a anfitriã Lituânia, nas quartas de final.

Na próxima sexta-feira acontecem as semifinais do campeonato Europeu. No primeiro jogo da tarde a Macedônia enfrenta a Espanha. Em seguida é a vez dos franceses medirem forças com a Rússia.

Os dois finalistas estão automaticamente classificados para Londres-2012. As seleções que terminarem entre terceiro e sexto disputarão o pré-olímpico mundial, em junho de 2012, em lugar a ser determinado.

POPULAÇÃO COMEMORA VAGA DA MACEDÔNIA NA SEMIFINAL DO EUROBASKET

A vitória da Macedônia sobre a Lituânia, por 67 a 65, pelas quartas de final do Eurobasket-2011, foi decidida apenas nos últimos segundos e representou o maior resultado da história do basquete da Macedônia. O resultado levou milhares de cidadãos para a praça central de Skopje, na capital do país, para celebrar. A seleção enfrenta agora a Espanha por uma vaga em Londres-2012

ATLETAS DA NBA PODEM RECOLOCAR FRANÇA NAS OLIMPÍADAS

Nos últimos dez anos, o basquete francês esteve muito aquém de sua tradição: o time não disputa Jogos Olímpicos desde Sydney-2000, quando ganhou a medalha de prata. Neste Eurobasket, contudo, os reforços da NBA elevaram a equipe à condição de favorita. Após vencer a Grécia, nesta quinta, o time enfrenta a Rússia, de Andrei Kirilenko, nas semifinais, valendo uma vaga em Londres-2012.

Tony Parker, dos Spurs, e Joakim Noah, dos Bulls, são dois dos atletas que confirmaram presença no europeu e transformaram a seleção que não esteve em nenhuma das últimas duas Olimpíadas em uma das forças da Europa.

Parker é o terceiro maior cestinha do campeonato e lidera a equipe em uma campanha quase perfeita – em nove jogos, apenas uma derrota, para a Espanha, na última rodada da primeira fase.