Topo

Espanha domina França e conquista bicampeonato no europeu de basquete

Pivô espanhol Pau Gasol enterra a bola durante final contra seleção francesa - AP Photo/Petr David Josek
Pivô espanhol Pau Gasol enterra a bola durante final contra seleção francesa Imagem: AP Photo/Petr David Josek

Do UOL Esporte

Em São Paulo

18/09/2011 16h54

A Espanha não deu chances para a seleção francesa na decisão do europeu de basquete e conquistou o bicampeonato da competição neste domingo, na Lituânia. Liderados por Juan Carlos Navarro e pau Gasol, os espanhóis venceram por 98 a 85, liderando o placar por praticamente todo o jogo e sem dar chances para a equipe de Tony Parker.

Este é o segundo título consecutivo da Espanha que, depois de ser derrotada pela Rússia dentro de casa na final de 2007, venceu também a edição de 2009, Polônia. Independente do resultado da decisão, Espanha e França já haviam garantido as duas primeiras vagas europeias para os Jogos de Londres-2012.

A última vez que os franceses lideraram o placar foi aos cinco minutos do primeiro quarto. Dali em diante, a Espanha passou na frente no placar e soube administrar a vantagem que oscilou entre os dez pontos por quase todo o jogo.

Desde o primeiro período, contudo, a seleção espanhola já mostrou que não daria chances para a França. O ala-armador Juan Carlos Navarro, que anotou 35 pontos na semifinal, brilhou novamente na decisão e ao lado dos irmãos Gasol comandou o time na partida.

Neste domingo, Navarro anotou 27 pontos e contou com excelente ajuda dentro do garrafão com os irmãos Gasol. Marc e Pau somaram 28 pontos e 16 rebotes na partida.

Assim como aconteceu ao longo de toda a competição, a França dependia dos esforços de Tony Parker, líder e cestinha da equipe também, na decisão deste domingo. Os 25 pontos e cinco assistências do armador do San Antonio Spurs, entretanto, não foram suficientes para igualar o placar.