Topo

Início dos treinamentos é adiado e temporada da NBA deve atrasar

Consenso quanto ao salário dos jogadores atrapalha negociações - Ronald Martinez/Getty Images/AFP
Consenso quanto ao salário dos jogadores atrapalha negociações Imagem: Ronald Martinez/Getty Images/AFP

Do UOL Esporte

Em São Paulo

22/09/2011 21h16

O início da temporada 2011/12 da NBA está muito próximo de ser adiado. Após reunião nesta quinta-feira entre o diretor executivo do sindicato dos jogadores da NBA Billy Hunter e o comissário da liga David Stern, as duas partes não chegarem a um acordo sobre os salários dos jogadores e o campeonato, que está marcado para o dia 1º de novembro, deve começar com atraso, segundo informações do site da ESPN internacional.

Para sexta-feira é esperado anúncio da NBA de que os treinamentos e jogos de exibição serão remarcados, o que atrapalharia o transcorrer do calendário do ano inteiro. Especialistas apontam que são necessárias no mínimo quatro semanas para que ocorram as transferências e os treinamentos, fazendo com que a última semana de setembro seja o perído limite para um consenso.

De acordo com fontes não divulgadas, Stern disse a Hunter que os proprietários das equipes querem reduzir para menos de 50% a fatia dos lucros dos times que é destinada para o pagamento de salários. No acordo anterior que acabou no dia 1º de julho a parcela destinada aos pagamentos era de 57%.

Nas negociações recentes, o sindicato propôs a redução para 54%. A próxima reunião ainda não foi agendada, mas ambos os lados concordaram em manter contato para próximos encontros. Após ser firmado um acordo, cerca de duas semanas são necessárias para a redação e conclusão dos termos completos.