Topo

Com locaute da NBA, jogadores pensam em criar sua própria Liga

Amare Stoudemire diz que solução para atletas pode ser a criação de uma nova Liga - Ezra Shaw/Getty Images/AFP
Amare Stoudemire diz que solução para atletas pode ser a criação de uma nova Liga Imagem: Ezra Shaw/Getty Images/AFP

Do UOL Esporte<br>Em São Paulo

12/10/2011 09h56

Após a NBA cancelar a primeira quinzena de partidas da temporada 2011-2012, nesta segunda-feira, os jogadores começaram a se mexer e já pensam em uma solução, criar sua própria Liga. Quem encabeçou a ideia foi o pivô do New York Knicks Amare Stoudemire. “Se o locaute não se resolver, estamos pensando em criar nossa própria Liga”, declarou o atleta.

Muitos jogadores da NBA, especialmente os estrangeiros, se transferiram para o basquete europeu, ou até mesmo outras ligas, casos dos irmãos Pau e Marc Gasol, Andrei Kirilenko, Tony Parker, Deron Williams e o brasileiro Leandrinho, que já fez sua estreia pelo Flamengo. Quem ficar pelos Estados Unidos, pode encontrar nesta nova Liga criada pelos atletas, a solução para não ficar parado.

“Se não formos à Europa, começaremos nossa Liga. É assim que eu vejo. É uma opção séria, muito séria. É uma questão de criar um plano estratégico e montá-lo. Vamos ver até quando vai este locaute, e se durar um ou dois anos, está claro que montaremos nossa Liga”, revelou Stoudemire, um dos principais astros da NBA.

Esta é a segunda vez que a NBA cancela partidas por causa de disputas trabalhistas entre atletas e proprietários. Em 1999, um locaute fez com que a fase regular tivesse início apenas em janeiro e fosse reduzida a 50 jogos, com o cancelamento do All-Star Game.

Antes dos cancelamentos, a fase regular da temporada 2011-12 da NBA estava programada para começar no dia 1º de novembro. Com o locaute, a estimativa é que as franquias tenham um prejuízo de US$ 200 milhões nestas duas semanas de paralisação, com a perda de credibilidade entre os torcedores e prováveis cortes de funcionários que trabalham nas instalações esportivas.