Topo

Maratona de reuniões fracassa e paralisação na NBA segue sem solução

Derek Fisher esbravejou contra os proprietários das franquias após fracasso nas reuniões - Patrick McDermott/Getty Images/AFP
Derek Fisher esbravejou contra os proprietários das franquias após fracasso nas reuniões Imagem: Patrick McDermott/Getty Images/AFP

Do UOL Esporte

Em São Paulo

20/10/2011 22h46

Foram 31 horas de reuniões divididas em três dias, no maior esforço de ambos os lados para tentar chegar a uma solução ao impasse que paralisa a NBA. Mas novamente o resultado dos encontros foi decepcionante. O longo embate terminou mais uma vez sem acordo e a expectativa de novos cancelamentos de jogos na liga norte-americana.

Nem mesmo a presença de um mediador federal conseguiu diminuir o abismo que separa jogadores e proprietários das franquias nas negociações por um novo acordo trabalhista para os próximos anos. Conhecido por ter ajudado a encerrar locautes nas ligas de futebol americano e hóquei no gelo, George Cohen foi enviado pelo governo federal para comandar as conversas, mas deixa as longas reuniões sem obter sucesso.

O grande impasse continua sendo a divisão dos lucros para as próximas temporadas. Alegando prejuízo nos últimos anos, os proprietários das franquias desejam reduzir a participação dos atletas e teriam dado um ultimato aos jogadores. Ou a proposta de 50% para cada lado era aceita, ou as conversas estavam encerradas.

A medida radical irritou os representantes dos jogadores, principalmente por não detalhar como seria feita esta divisão – que na prática poderia significar 53% a 47% a favor dos proprietários. Inconformado com a postura, o presidente do sindicato dos atletas Derek Fisher criticou duramente os donos das franquias após as reuniões, chamando-os de mentirosos.

“Eles não levaram em consideração nosso tempo e esforço. Eles estão interessados em contar apenas um lado da história que não é verdadeiro. Quero deixar claro que vocês foram enganados mais cedo, pura e simplesmente”, esbravejou Fisher.

Segundo o diretor do sindicato dos atletas, Bill Hunter, os proprietários das franquias mais populares da NBA estariam dispostos a chegar rapidamente a um acordo, mas não teriam votos suficientes para suplantar os demais donos de equipes.

Com o fracasso na extensa rodada de negociações, o comissário da NBA David Stern deve divulgar nos próximos dias novos cancelamentos de jogos. Até agora apenas as duas primeiras semanas da fase regular foram canceladas, mas o abismo que separa ambas as partes faz com que o cancelamento de toda a temporada fique cada vez mais próximo de ser confirmado.