Topo

Equipes apelam contra decisão da NBA de barrar transferência de Chris Paul ao Lakers

Negociação de Chris Paul com o Lakers foi vetada pela NBA, mas franquias apelaram - AP Photo/Gerald Herbert
Negociação de Chris Paul com o Lakers foi vetada pela NBA, mas franquias apelaram Imagem: AP Photo/Gerald Herbert

Das agências internacionais

Nos Estados Unidos

09/12/2011 14h32

Los Angeles Lakers, New Orleans Hornets e Houston Rockets apelaram contra a decisão da NBA de barrar a transferência do armador Chris Paul ao Lakers. As franquias desejam que David Stern, comissário da Liga, volte atrás em sua decisão e libere o acordo, que envolvia a ida dos pivôs Pau Gasol e Lamar Odon para os Hornets. Gasol, no entanto, seria envolvido em outra troca, com os Rockets, que cederiam Luis Scola, Kevin Martin e Goran Dragic.

Segundo informaram algumas fontes ligadas ao processo, não há indícios de que Stern vá voltar atrás em sua decisão, tomada a pedido de outras franquias, que acharam que a negociação seria "um abuso de poder por parte do Lakers". Porém, o porta-voz da NBA, Mike Bass, negou que os donos das franquias fossem os responsáveis pela proibição das contratações, já que o fato nunca foi discutido entre os diretores, mas admitiu que a anulação do negócio aconteceu por razões do 'basquete'.

O principal argumento que as três franquias usam para convencer Stern é que a decisão teria sido tomada para conseguir segurar Chris Paul em sua equipe atual, o que não é o desejo do próprio jogador. Vale lembrar que o New Orleans Hornets é de propriedade da NBA. Caso não seja realmente liberado agora, Paul pode optar por deixar o time no dia 1º de julho, quando irá se tornar agente livre. Neste caso, o time não receberia nenhuma compensação financeira.

NBA BARRA TRANSFÊNCIA DE PAUL AO LAKERS EM "MEGA TROCA"

Na mesma noite em que os donos e jogadores assinaram um novo acordo coletivo, a NBA também anunciou que não aprovou o acordo fechado pelo Los Angeles Lakers com New Orleans Hornets, que envolvia uma 'mega troca'. A equipe de Los Angeles tinha aceitado negociar os pivôs Pau Gasol e Lamar Odom para trazer Chris Paul, porém as maiorias dos donos das equipes pediram ao comissário da NBA, David Stern, que intervisse no que consideraram um abuso de poder por parte da equipe dos Lakers.