Topo

Maior pontuador da história da NBA vira embaixador dos EUA e visitará o Brasil

Abdul-Jabbar é nomeado embaixador cultural dos EUA pela secretaria de Estado Hillary Clinton - Chip Somodevilla/Getty Images/AFP
Abdul-Jabbar é nomeado embaixador cultural dos EUA pela secretaria de Estado Hillary Clinton Imagem: Chip Somodevilla/Getty Images/AFP

Do UOL, em São Paulo

19/01/2012 16h11

Recordista de pontos na história da NBA, Kareem Abdul-Jabbar foi nomeado embaixador cultural dos Estados Unidos na última quarta-feira, em cerimônia comandada por Hillary Clinton, secretaria de Estado do governo de Barack Obama. O ex-jogador do Los Angeles Lakers começará a desempenhar sua nova função em uma visita ao Brasil.

O maior cestinha da NBA (38.387 pontos em 1560 partidas) vem ao Brasil já neste final de semana, para participar de eventos com jovens jogadores de baquete em comunidades carentes do Rio de Janeiro.

"É uma honra. Lembro de quando o presidente Kennedy nomeou Louis Armstrong [músico de jazz], um dos meus herói, com este cargo. Estou feliz de seguir os seus passos", declarou Abdul-Jabbar, de 64 anos.

"Estou ansioso para conhecer jovens de todo o mundo e poder discutir com eles como podemos entender melhor uns aos outros. Tudo através da educação, esporte e tolerância", declarou o antigo pivô dos Lakers.

Abdul-Jabbar tem seis títulos da NBA em seu currículo como jogador e defendeu o Los Angeles Lakers de 1975 a 1989, quando se retirou das quadras. A lenda da NBA também atuou pelo Milwaukee Bucks, de 1969 a 1975.