Topo

Flamengo vence, mas está eliminado da Liga Sul-Americana de basquete

Do UOL, em São Paulo

03/02/2012 22h25

Nesta sexta-feira, o Flamengo venceu o Atenas, da Argentina, por 71 a 68, em jogo válido pela terceira rodada do hexagonal final da Liga Sul-Americana, disputado em Buenos Aires. Porém, o resultado não foi suficiente para o rubro-negro, que precisava de uma diferença de nove pontos para se classificar para as semifinais.

Com a eliminação do Flamengo, Brasília e Pinheiros serão os representantes brasileiros na semifinal do torneio.

Decidido a conseguir a vantagem necessária, o Flamengo começou melhor o jogo. Com cinco pontos de David Jackson e cinco de Caio, o rubro-negro venceu a primeira parcial por 18 a 13.

Logo no início do segundo período, vendo que o placar estava perigoso, o técnico Nestor García, do Atenas, pediu tempo. A partir daí, a equipe argentina melhorou na partida e, gradativamente, foi cortando a diferença até empatar, quando faltavam cerca de três minutos para o intervalo. Mas o Fla reagiu, conseguiu uma pequena corrida e, na metade da partida, vencia por 31 a 27.

Com um bom início de terceiro quarto, o Flamengo fez 39 a 30 e, pela primeira vez no jogo, abriu a diferença que precisava para se classificar. Com bom desempenho defensivo, o rubro-negro entrou na parcial final vencendo por 54 a 44.

Porém, com três pontos logo no início do último quarto, o Atenas derrubou a diferença. A partir daí, a equipe argentina se manteve perto do Flamengo no placar, sem permitir que os cariocas abrissem os nove pontos necessários.

Faltando pouco mais de um minuto, o time brasileiro chegou a colocar 68 a 60 no placar após cesta de três pontos de Marcelinho Machado. Mas a equipe argentina teve frieza para manter uma diferença confortável e acabou perdendo por 71 a 68, resultado que garantiu o Atenas na semifinal.

Marcus Melvin, do Atenas, marcou 22 pontos e foi o cestinha da partida. Pelo lado do Flamengo, Kammerichs, com 20, foi o principal pontuador.

Brasília perde, mas está na semi

O Brasília jogou em Buenos Aires contra o Obras Sanitarias para decidir a liderança do Grupo B, mas foi derrotado por 73 a 51 após vacilar no último quart e marcar apenas três pontos nos últimos dez minutos.

Com o resultado, o Brasília, que já estava classificado para as semifinais, vai enfrentar o Pinheiros na próxima fase. No outro jogo, o Obras Sanitarias vai pegar o Atenas de Córdoba. As semifinais acontecem no sábado, e a final será no domingo com um confronto entre Brasil e Argentina assegurado.