Topo

Brasília vence e entra pela primeira vez no G-4 do NBB; Franca detona arbitragem

Brasília venceu reedição da última final em jogo marcado por reclamações de Franca - Brito Júnior/LNB
Brasília venceu reedição da última final em jogo marcado por reclamações de Franca Imagem: Brito Júnior/LNB

Do UOL, em São Paulo

11/02/2012 21h41

Atual bicampeão do Novo Basquete Brasil (NBB), o Brasília parece ter reencontrado o caminho das vitórias após um começo ruim nesta temporada. Na reedição da última final do torneio, o time do Distrito Federal venceu de virada o Franca por 90 a 85, em um jogo marcado por muito nervosismo e reclamação do time paulista contra a arbitragem.

A grande polêmica da partida ocorreu em torno da disputa entre os armadores Fernando Penna, do Franca, e Nezinho, do Brasília, que se desentenderam dentro de quadra e receberam falta técnica. Por ter cometido quatro infrações, o jogador do time paulista acabou excluído da partida e esbravejou contra a marcação da arbitragem.

“Foi o jogo mais injustiçado do basquete. Não quero tirar os méritos de Brasília, mas foi injusto. O Nezinho reclamou o jogo todo. Não era para eu também tomar falta técnica”, disse Penna à rádio Difusora de Franca.

   RESULTADOS DA RODADA

L. Sorocabana 70 x 71 Flamengo Minas 94 x 82 Uberlândia
Paulistano 84 x 76 Araraquara Pinheiros 86 x 83 Limeira
Brasília 90 x 85 Franca
Bauru 87 x 81 Tijuca
Vila Velha 67 x 74 Joinville

Alheio à polêmica, Nezinho foi o grande nome da partida com 21 pontos, 12 deles apenas no último quarto. Arthur também contribuiu com 21 para o Brasília, enquanto o norte-americano Sowell foi o cestinha do jogo com 23 pontos para o Franca.

"A equipe está voltando a jogar o basquete de antes. Estamos pontuando bem, o jogo está saindo mais e todos estão mais soltos. Recuperamos o ritmo de jogo agora que está chegando a fase decisiva. E a equipe é de chegada, todo mundo se motiva mais", disse Nezinho.

A vitória deste sábado colocou o Brasília pela primeira vez entre os quatro melhores da competição. O time do Distrito Federal aproveitou a derrota do Uberlândia para o Minas por 94 a 82 e chegou ao grupo dos primeiros colocados, que se classificam automaticamente para as quartas de final.

Quem continua na liderança é o Pinheiros, que acumulou mais uma vitória ao superar o Limeira em um emocionante confronto por 86 a 83. Olivinha, com 20 pontos e 12 rebotes, foi o destaque. O Flamengo seguiu na segunda colocação ao superar a Liga Sorocabana por 71 a 70, graças a uma cesta do norte-americano David Jackson nos segundos finais.