Topo

Yao Ming nega ser mentor de Lin; xodó é chamado para Jogo dos Novatos

Yao Ming (esq) elogiou Jeremy Lin e disse que ficou impressionado com o seu toque - Arte UOL
Yao Ming (esq) elogiou Jeremy Lin e disse que ficou impressionado com o seu toque Imagem: Arte UOL

Do UOL, em São Paulo

17/02/2012 07h31

As boas atuações de Jeremy Lin, armador do New York Knicks e novo xodó da NBA, chamaram atenção do ex-pivô Yao Ming. O ídolo chinês, que se aposentou ao final da temporada passada após uma série de lesões, elogiou o atual "queridinho" do mundo do basquete, mas negou ser o mentor do jovem de 23 anos.

NBA ATENDE PEDIDOS E INCLUI JEREMY LIN NO JOGOS DOS NOVATOS

Jeremy Lin precisou apenas de sete partidas pelo New York Knicks para chamar atenção de todo o público do basquete norte-americano. A "Linsanity" tomou conta da NBA, que teve que atender os pedidos dos fãs, voltou atrás em sua decisão e incluiu Jeremy Lin no Jogo dos Novatos, que acontecerá durante o All-Star Weekend, em Orlando, dia 24 de fevereiro.

A nova sensação da NBA jogará no time de Shaquille O´Neal ao lado de nomes como Blake Griffin (Los Angeles Clippers) e Ricky Rubio (Minnesota Timberwolves), e enfrentará os escolhidos de Charles Bakley, entre os quais está o pivô brasileiro Tiago Splitter (San Antonio Spurs).

"Por favor, não deixe que ninguém pense que Yao deu-lhe algum segredo sobre como jogar. Primeiro, Jeremy não precisa da minha ajuda. Ele é muito talento mesmo. E eu sou um homem alto e não poderia ensiná-lo como ser um armador", afirmou Ming em entrevista ao site oficial da NBA.

O ex-pivô do Houston Rockets revelou que os chineses estão entusiasmados com Lin, que é filho de pais taiwaneses radicados da Califórnia, e que o armador estampa todos os dias as capas dos jornais locais.

Para Yao Ming, o jovem formado em economia em Harvard tem uma característica que ajuda na identificação com os torcedores chineses:  'altura de uma pessoa normal'. "Ele é do tamanho que a média das pessoas pode se relacionar. Eles assistem ele jogar com os mais altos e bem sucedidos jogadores", disse.

Assim como Lin, o ex-jogador já lançou moda e teve que conviver com a "Yaomania". Para Ming, o armador dos Knicks está lidando bem com a "Linsanity". "Neste momento, ele está lidando com tudo, com o jogo e com o assédio, perfeitamente", elogiou.


Ming disse que conheceu Lin no verão de 2010, que ficou impressionado com o seu toque de bola  e que desde então os dois trocam mensagens.

Depois de ser destaque nas últimas noites da NBA, Lin ganhou uma folga na quinta-feira, já que o New York Knicks não jogou. A equipe de Nova York volta a quadra nesta sexta-feira contra o New Orleans Hornets.

CONFIRA OS RESULTADOS DA NBA DA NOITE DE QUINTA-FEIRA:

Chicago Bulls 89 x 80 Boston Celtics
Los Angeles Clippers 74 x 71 Portland Trail Blazers
Indiana Pacers 93 x 88 New Jersey Nets