Topo

NBA agenda reunião e pode liberar patrocínios nos uniformes das equipes

Atualmente os uniformes da NBA tem estampados o nome das equipes e o logo da liga - REUTERS/Jim Urquhart
Atualmente os uniformes da NBA tem estampados o nome das equipes e o logo da liga Imagem: REUTERS/Jim Urquhart

Do UOL, em São Paulo

07/03/2012 00h05

A crise financeira que atingiu a NBA nas últimas temporadas pode ter impacto direto no uniforme das equipes. A liga norte-americana agendou para abril a reunião que decidirá se as equipes poderão vender espaços de seus uniformes para patrocinadores, como ocorre com outras modalidades.

Atualmente os uniformes estampam apenas o nome das equipes e o logotipo da NBA. Nem mesmo a Addidas, fornecedora oficial do material esportivo da liga norte-americana, tem sua marca nas camisas e calções dos jogadores.

“Sem dúvida há interesse. Certamente não é automático, mas se fizermos isso, seria um grande negócio. Por isso estamos demorando para avaliar esta situação”, disse o vice-presidente de marketing da NBA, Mark Tatum, ao site SportBusiness.com.

De acordo com estudo realizado pela consultoria Horizon Media, o valor de exposição de uma marca nos uniformes da NBA chegaria a US$ 31,13 milhões, mesmo ocupando apenas 3,5% de uma tela de televisão.

“A boa notícia é que a Adidas tem muita experiência com isso a partir do futebol. Continuamos a conversar internamente sobre a melhor maneira de abordar o mercado, determinando se ter logotipos de patrocínios nas camisas valeria a pena ou se seria apenas um desvio de dinheiro”, comentou Sal LaRocca, vice-presidente de propagandas globais.

Boa parte das equipes da NBA sofreram com prejuízos nas últimas temporadas, o que gerou corte de gastos e o locaute que adiou o início da atual fase regular em quase dois meses. A WNBA, liga de basquete feminino dos Estados Unidos, já adota a utilização de espaços publicitários nos uniformes.