Topo

'Jordan brasileiro' aposta em criatividade para igualar xará no torneio de enterradas

Jordan venceu campeonato de enterradas em 2011 ao tirar a camisa durante cravada - Divulgação/NBB
Jordan venceu campeonato de enterradas em 2011 ao tirar a camisa durante cravada Imagem: Divulgação/NBB

Daniel Neves

Do UOL, em Franca*

09/03/2012 06h00

Se depender apenas do nome, Jordan Burger entra em quadra como o grande favorito do torneio de enterradas do Novo Basquete Brasil (NBB), que será disputado na noite desta sexta-feira em Franca. Atual campeão, o ala do Minas Tênis busca inspiração no ‘xará’ famoso e espera igualar o feito do astro norte-americano, que ganhou a competição de cravadas no Fim de Semana das Estrelas de seu país em duas oportunidades.

“Quero e vou igualar. Estamos aqui para isso”, disse Jordan. “Desde o ano passado passei a pensar em uma maneira de defender o título. Tive umas ideias para não chegar em cima da hora e ter que improvisar como da última vez. Vou apostar na criatividade de novo e tenho certeza que o povo vai gostar”.

       RELEMBRE UMA DAS ENTERRADAS DE JORDAN NO CONCURSO DE 2011

Jordan venceu o torneio de enterradas em 2011 apostando na irreverência. Em sua primeira tentativa, jogou a bola para o alto e tirou a camisa antes de cravar. Em outra, apanhou uma rosa presa na tabela durante a cravada e presenteou uma torcedora.

Apesar da expectativa de ‘igualar’ o feito de Michael Jordan, campeão das enterradas na NBA em 1987 e 1988, o ala do Minas deixa claro que a grafia de seu nome é apenas uma coincidência que nada tem a ver com o basquete.

       CONCURSO DA NBA DECEPCIONA

  • Jeremy Evans, do Utah Jazz, conquistou os fãs e foi campeão do Concurso de Enterradas. Em 2012, o evento foi esvaziado e, ao contrário dos anos anteriores, não contou com grandes estrelas e não teve o mesmo brilho das últimas temporadas.

“Minha mãe tinha um amigo chamado Jordan e colocou o nome por causa disso. Ela sequer conhecia o jogador de basquete. Até a pronuncia é diferente, se fala Jordân”, comentou o ala do Minas.

A escolha de suas cravadas para esta sexta-feira é guardada a sete chaves por Jordan, que espera surpreender novamente o público.  “É surpresa, para ser mais legal na hora”, brincou o ala, que deu apenas um indício sobre o que pretende fazer. “Aprimorei o que fiz no ano passado. Fica a dica”.

Além do torneio de enterradas, a festa do NBB contará com outras duas competições específicas nesta sexta-feira. Fernando Fischer, do Bauru, defenderá seu título no torneio de arremessos de três pontos. O ala-armador foi o vencedor em duas das três edições já realizadas e terá como adversários Robert Day (Uberlândia), Pedro (Paulistano), Rossi (Brasília), Paulinho Boracini (Pinheiros) e Helinho (Franca).

Já o desafio de habilidades terá o armador Fernando Penna, de Franca, defendendo seu título com o apoio da torcida local. Larry Taylor (Bauru), Fúlvio (São José), Gegê (Tijuca), Diego Gomes (Liga Sorocabana) e Matheus Dalla (Vila Velha) são os desafiantes.

* O repórter Daniel Neves viaja a Franca a convite da organização do NBB