Topo

Noite destemperada de craque do Orlando deflagra guerra contra técnico e esquenta a NBA

Dwight Howard e Stan Van Gundy vivem dias turbulentos na convivência no Orlando Magic - EFE/BRIAN BLANCO
Dwight Howard e Stan Van Gundy vivem dias turbulentos na convivência no Orlando Magic Imagem: EFE/BRIAN BLANCO

Do UOL, em São Paulo

07/04/2012 06h00

A comunidade em torno da NBA foi tomada na última sexta-feira por um quente debate sobre a crise no Orlando Magic, depois da desastrosa noite de quinta, na derrota em casa para o New York Knicks por 96 a 80. Tudo motivado pelo comportamento destemperado do craque Dwight Howard, que combinou atuação patética com atitudes infantis na guerra aberta para derrubar o técnico do time, Stan Van Gundy.

Como de praxe no protocolo da NBA, Van Gundy atendeu a imprensa antes do jogo de quinta, no Amway Center, em Orlando. Na conversa, o técnico causou espanto da reportagem ao revelar que soube da diretoria que Howard pediu a sua cabeça.

"Sim, ele pediu que me demitissem. Os diretores da franquia me falaram. Eu sei e não é algo que me preocupe. Vou me dedicar a fazer o meu trabalho", disse o treinador, antes de fazer comentários sobre a expectativa do jogo contra os Knicks.

Instantes depois, Howard se aproximou por trás do treinador e abraçou seu desafeto com um sorriso irônico no rosto. "O que você está dizendo aí, treinador?", disparou o ídolo da NBA, para constrangimento de Van Gundy.

Minutos depois, em quadra, Howard teve um desempenho quase inexplicável para um jogador com suas médias na NBA. O ala-pivô conseguiu anotar pela primeira vez apenas no 3º quarto (foi ao intervalo zerado) e errou seus três arremessos de lance livre.

Howard terminou a partida com oito pontos e oito rebotes, com 50% de aproveitamento dos arremessos de quadra, em 40 minutos dentro do jogo. Em meio a estatísticas, o astro foi flagrado em alguns momentos sorrindo por trás do treinador, durante intervalos para orientação no banco. No fim, com a posse de bola dos Knicks, fez gesto para que a torcida vaiasse o próprio time.

Foi a quinta derrota consecutiva do Magic na temporada regular. Mesmo assim, o time da Florida segue confortável na missão de chegar aos playoffs, com a sexta melhor campanha da Conferência Leste, com 32 vitórias e 23 insucessos.

Nesta sexta, o embate Howard-Van Gundy tomou conta das discussões da imprensa que acompanha a NBA. A mais popular mesa redonda da atualidade abandonou o ar descontraído para debater com certa tensão o episódio. Na TNT, os ex-jogadores Charles Barkley, Shaquille O’Neal e Kenny Smith criticaram a atitude do ala-pivô do Orlando, mas condenaram também a decisão do técnico de tornar pública a crise. "Ele perdeu o time", disse Shaq.

Com 20.6 pontos de média na temporada, Howard vem aparecendo em quadra cada vez mais desmotivado e irritando a torcida (foi vaiado contra os Knicks). O jogador que recentemente já pediu para ser negociado vai se tornar agente livre ao fim da disputa deste ano e não esconde seu desejo de deixar o Magic.

No entanto, mesmo com o destempero recente, Howard se mantém como um nome dos mais valorizados da liga, com um currículo em que constam o prêmio de melhor defensor da NBA (3 vezes), 6 indicações para o Jogo das Estrelas e um título do torneio de enterradas.